O Rio subiu e você deve ter cuidado redobrado neste período, veja agora:

O aumento do nível das águas do Rio São Francisco aumenta o sinal de alerta para moradores próximos e banhistas, que buscam entretenimento em balneários e ilhas de algumas cidades do norte da Bahia e vale do São Francisco. O Corpo de Bombeiros alerta sobre cuidados para evitar acidentes e mortes.

 

Com o aumento da vazão da Barragem de Sobradinho, Juazeiro, Petrolina e região enfrentam uma das maiores cheias do Rio São Francisco vista nos últimos 14 anos.

 

A reportagem da RedeGN conversou com um pescador experiente no rumo, chamado Marcelo da Silva, que disse também que o rio está vivendo numa condição mais agitada, correnteza forte e isso deve ser associada à turbidez da água e a irregularidade do solo que oferece risco inerente aos banhistas, os expondo a condições de perigo.

 

“Esses fatores acabam ocasionando acidentes porque a pessoa além de cair em um local onde não consegue se manter em pé, ainda tem a força da água que pode predispor ainda a mais uma situação de afogamento”, afirma.

 

Faz-se necessário enfatizar a importância de ter cuidado com crianças. Por pura inocência, elas não sabem da gravidade e podem cair, ficar presas e se afogarem. É importante que os pais e responsáveis redobrem totalmente o cuidado com as crianças.

 

Em caso de afogamento, a orientação do Corpo de Bombeiros é que ninguém tente realizar o salvamento sozinho. Inúmeras situações de pessoas que tentam salvar alguém que está se afogando e acabam se tornando outra vítima. O correto é que se disponibilize algum material flutuante para a pessoa que está em perigo, como uma boia, uma garrafa plástica, ou algo que a mantenha na superfície, e acione o mais rapidamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

 

Créditos: RedeGN

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar agora
X