Moda sustentável e consumo consciente são temas em novo clipe de Andrezza Santos

Andrezza Santos pegou as malas, o violão e fez um breve retorno a São Paulo capital, sua terra natal, para gravar “Vagão Vazio”, segundo videoclipe do novo álbum, Eutrópica. As lembranças da metrópole são frequentes no disco e, especialmente em “Vagão Vazio”, ficam mais evidentes com as cenas do vídeo, feitas em locais populares da cidade, como na estação do metrô Vila Madalena, Praça da República e Sapopemba, bairro da zona leste onde Andrezza cresceu e que dá título à primeira parte de Eutrópica, formatado como trilogia.

 

Reviver esses tantos lugares de São Paulo é mostrado além dos cenários e está também nas diversas personas interpretadas pela artista, todas elas uma fração do próprio eu, da mesma maneira como a capital abriga várias personalidades em si mesma. Para representar visualmente essa diversidade, a cantora usa cinco figurinos diferentes, que indicam as variadas faces de uma mesma pessoa.

 

Para a composição dos figurinos, foram acionadas representantes de ateliês e brechós de Juazeiro (BA), onde atualmente reside Andrezza, e a vizinha Petrolina (PE). Ter essa participação das empreendedoras de moda e estilo é mais uma maneira que a cantora encontrou de expandir a cadeia de profissionais locais que atuam no processo criativo do disco Eutrópica, que conta com produtores musicais, musicistas, designers, fotógrafos e videomakers de Juazeiro e região do Vale.

 

Optar pelo uso das peças de brechó também é uma maneira de acender o alerta para a moda e consumo sustentáveis, assuntos em alta hoje devido ao grande volume de descarte e produção de roupas no mundo todo. Para Andrezza, trazer temas sociais para o contexto de seu disco é uma ferramenta para a arte mais consciente, aposta já experimentada por ela no clipe anterior, “A Gente Ia Longe”, feito com tradução em libras e com a participação de um ator surdo.

 

“Sempre penso o meu trabalho como um canal de reflexão para temáticas necessárias. É um processo que estou vivendo-aprendendo já faz um tempo e achei pertinente trazer para o audiovisual”, conta ela sobre a abordagem em Eutrópica. A respeito do novo clipe, acrescenta: “Consumir peças de brechós e/ou artesanais ajuda não apenas o meio ambiente mas também a economia local e as empreendedoras que se dedicam integralmente à curadoria, divulgação e atendimento. Sem contar toda a narrativa visual e autêntica destas peças!”.

 

O lançamento do clipe de “Vagão Vazio” faz uma ponte entre a primeira parte de Eutrópica, “Sapopemba”, lançada em maio, e a segunda, “Carranca”, que chega em agosto.

 

Compartilhar agora
X