Laboratório do HU em Petrolina recebe validação e realizará diagnóstico da Covid-19

O Hospital Universitário montou o primeiro laboratório para processamento de exames de biologia molecular da região do Vale do São Francisco. A unidade se dedicará à análise de amostras de pacientes com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. O objetivo é dar maior agilidade ao diagnóstico da doença.

 

Representantes do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) visitaram o laboratório na última quinta-feira (20) para atestar as condições de infraestrutura, equipamentos e a capacidade técnica da equipe que será responsável pelos diagnósticos. O relatório foi positivo e, a partir do dia 31 de agosto, a unidade poderá dar início às atividades.

 

As amostras serão encaminhadas pela VIII Gerência Regional de Saúde (Geres). A equipe processará, inicialmente, 40 exames de R-PCR por dia. “Além desta parte assistencial, que beneficia diretamente a população, o laboratório irá contribuir na área de ensino, pois estudantes de mestrado e pós-doutorado da Univasf estão tendo a oportunidade de trabalhar diretamente no diagnóstico e assim sairão aptos e com um grande conhecimento para realizar diagnóstico molecular de doenças infecciosas; o que, na nossa região, esse tipo de profissional é raro”, comentou a chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HU, Carine Rosa Naue. (Ascom)

Compartilhar agora
X