
Juazeiro tem 100% de ocupação hoteleira durante o Congresso Brasileiro de Agroecologia e impulsiona a economia local
A partir desta quarta-feira (15) tem início a programação do Congresso Brasileiro de Agroecologia, que está sendo realizado pela primeira vez no semiárido, em Juazeiro e movimentando toda a cadeia turística da região.
O evento, que reúne mais de cinco mil inscritos e segue até o sábado (18), superou a expectativa inicial dos organizadores e trouxe um impacto direto na economia local.
De acordo com Maraiza Carvalho, proprietária do Rapport Hotel, todos os hotéis de Juazeiro e Petrolina estão com 100% de ocupação, incluindo unidades de grande porte, hospedagens rurais e até mesmo casas de veraneio e chácaras nas áreas mais afastadas da cidade. O evento também vem mobilizando hospedagens solidárias por parte dos moradores, permitindo aos turistas um lugar para dormir.
“A maioria dos participantes está hospedada aqui na região, movimentando toda a cadeia turística, desde a rede hoteleira até o turismo rural. Precisamos ocupar todas as chácaras com disponibilidade de leitos para acomodar os visitantes. Inclusive, apartamentos de plataformas como o Airbnb também já estão sendo utilizados”, destacou Maraiza.
Com a alta demanda, alguns visitantes têm recorrido a motéis da cidade como alternativa de hospedagem, prática que já é adotada em eventos de grande porte realizados anteriormente.
Ainda segundo Maraiza, o movimento também se soma à procura habitual do turismo de negócios, que segue aquecido na região.
“Estamos com ocupação total nas duas cidades e já orientando alguns participantes sobre alternativas de hospedagem. É um momento importante para o setor, pois eventos dessa dimensão movimentam não apenas o turismo, mas também outras 52 atividades econômicas ligadas diretamente a ele, beneficiando diversos empreendedores locais”, completou.
O Congresso de Agroecologia reforça o papel de Juazeiro como polo de eventos regionais e nacionais, destacando-se pela capacidade de mobilizar setores como hotelaria, alimentação, transporte e comércio.