Jovens de 17 e 20 anos são os grandes campeões do BT400 de Petrolina; Italianas levam no feminino

Gaúcho número 1 do mundo juvenil, de apenas 17 anos, se torna o mais jovem a vencer um torneio BT 400, entre os maiores eventos do mundo. No feminino, italianas derrubaram dupla brasileira e faturaram o caneco.

 

Felipe Loch, de azul, com o troféu à direita e Andreolini à esquerda.

 

Foram definidos, na noite deste sábado, os campeões do BT 400 de Petrolina (PE), o EMS Open de Beach Tennis, inédito torneio em Pernambuco, jogado no River Shopping. A competição é uma das maiores do mundo com cerca de mil atletas de dez países. Cada dupla campeã levou 470 pontos no ranking mundial em torneio que distribuiu US$ 35 mil (R$ 175 mil) em premiação.

 

No masculino o título ficou com a surpreendente dupla do jovem Felipe Loch, número 1 do mundo juvenil e de apenas 17 anos, 49º do mundo, natural de Porto Alegre (RS) e do italiano Luca Andreolini, 48º, de 20 anos. Eles derrotaram na final simplesmente a principal dupla do evento e dos campeões mundiais formada pelo italiano Mattia Spoto e pelo francês Nicolas Gianotti por 6/1 3/6 10/3.

 

Loch se torna o mais jovem atleta a vencer um torneio da categoria BT 400 que é um dos maiores do mundo no circuito do Beach Tennis.

 

A jovem dupla fez a limpa no torneio tirando as três principais parcerias do mundo. Nas quartas de final, na noite de sexta-feira, derrotaram André Baran e Michele Cappelletti, que vinham de dois títulos seguidos e eram os cabeças de chave 2. Neste sábado passaram na semifinal pela dupla cabeça de chave 3 formada por Antomi Ramos, bicampeão mundial, e pelo brasileiro Hugo Russo.

 

“É muito gratificante ver que todo o trabalho e treino tem dado certo. Foi um resultado maravilhoso, mas tem muito pela frente. Não caiu a ficha, não entendi ainda, 470 pontos, 7 mil dólares na conta”, vibrou Loch.

 

Na final feminina, as italianas Sofia Cimatti, bicampeã mundial e 8ª do mundo, e Greta Giusti, 10ª colocada, faturaram o primeiro título juntas ao derrotaram na decisão das brasileiras Vitória Marchezini, de 18 anos, 5ª do mundo, e a paulistana Sophia Chow, 6ª, por 6/4 6/2. O troféu é o 59º de Sofia e o maior da carreira de Greta: “Estou muito feliz, nem consigo falar muito pois é uma emoção incrível. Só quero falar que esse torneio é pra minha família que me dá tanto suporte”, vibrou Giusti. Cimatti completou: “Estamos construindo cada vez mais nossa parceria, no começo da temporada encontramos mais dificuldades, mas acreditamos no processo com minha paciência . quero que parabenizar a Greta que jogou demais e suportou eu e o Ale (Bucelli, técnico) nos primeiros meses, foi bem difíceis”.

 

Giusti à direita, ao centro Petros e à esquerda Cimatti

 

O EMS Open de Beach Tennis teve o patrocínio master da EMS Farmacêutica e contou com os patrocínios da Prefeitura Municipal de Petrolina e do River Shopping. O evento teve a chancela da Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Pernambucana de Tênis e Beach Tennis.

 

Gallas Press
Crédito: Maurício Nunes / Fotografia do Esporte

Compartilhar agora