Jovens de 15 anos já podem tirar o título de eleitor

Jovens de 15 anos de idade já podem emitir o título de eleitor desde 2021, mesmo que só possam votar, de fato, ao completarem 16 anos de idade, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Vale ressaltar que para o capítulo IV da Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para jovens de 16 e 17 anos, passando a ser obrigatórios somente a partir dos 18 anos.

 

A solicitação do primeiro título eleitoral pode ser feita pela internet, pelo Autoatendimento do Eleitor, no sistema on-line TítuloNet. Ao acessar o sistema, o jovem deve selecionar a opção ‘não tenho’, na aba ‘Título de eleitor’ e preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do Registro Geral (RG) e local de nascimento.

 

O Alistamento Eleitoral deve ser feito até a data de fechamento do cadastro, que ocorre sempre no mês de maio do ano em que houver eleição. A próxima eleição no Brasil será em 2024 para eleger prefeitos e vereadores de mais de 5.550 municípios.

 

Fonte: Agência Brasil
Imagem: Reprodução

Compartilhar agora