IX Salão de Artes da UNEB movimenta a cena cultural do Vale do São Francisco com três dias de atividades gratuitas
O Vale do São Francisco será tomado pela arte nos dias 04, 05 e 06 de dezembro de 2025, quando o Departamento de Ciências Humanas (DCH III) da UNEB, Campus Juazeiro realiza o IX Salão de Artes Universitário Regional, um dos mais importantes encontros artístico-culturais acadêmicos de Juazeiro. Com entrada totalmente gratuita, o evento convida estudantes, artistas, professores e o público em geral a vivenciarem três dias intensos de exposições, apresentações, oficinas, debates, mostras competitivas e atrações musicais.
A programação celebra a diversidade da produção cultural da região, com competições nas linguagens de artes literárias, visuais e plásticas, dramáticas, audiovisuais e musicais. Além da mostra competitiva, o público poderá participar de vivências formativas que abordam cinema etnográfico, literatura, artes plásticas e música, ministradas por artistas e pesquisadores renomados, como Glauco Machado, Coelhão, Marcus Vinicius Santana, Fabrício Mota (IFÁ) e Tio Zé Bá, além da Trup Errante, que também integra a programação teatral.
Nos palcos, o Salão reforça seu compromisso com a valorização da cultura local ao reunir expressões potentes da cena musical. Entre as atrações confirmadas estão DJ Lizandra Martins, Clave Árido, Joyce Guirra, Son Sallez e A Igreja Elétrica, Tio Zé Bá e IFÁ, garantindo noites de celebração artística abertas à comunidade.
Criado em 1995, o Salão de Artes do DCH III se consolidou como um espaço de estímulo à criação, formação cultural e integração entre universidade e sociedade civil. A cada edição, amplia a participação de artistas de toda a região, fortalecendo o intercâmbio artístico no Vale do São Francisco e valorizando a arte enquanto instrumento de formação humana.
Com atividades distribuídas entre vários espaços, o Canto de Tudo, a Sala UATI, o Palco Principal, a Galeria Ivan Cruz e o Hall do Prédio de Pedagogia, o público poderá circular por diferentes ambientes e acompanhar desde rodas literárias até apresentações musicais, exibições audiovisuais, oficinas e exposições. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público externo, reforçando o caráter inclusivo e formativo do evento.
