Instagram notifica Regina Duarte por divulgar fakenews

Foto: Isac Nóbrega/PR

Ex-secretária especial da Cultura, a atriz Regina Duarte foi mais uma vez notificada na rede social Instagram após realizar uma postagem contendo informação falsa. A publicação, feita na tarde desta quinta-feira (4), trata-se sobre algumas pandemias que aconteceram no passado.

 

 

A publicação em questão atribuída como fake diz em língua espanhola que as grandes pandemias teriam acontecido a cada 100 anos, em 1720 (peste negra), 1820 (cólera), 1920 (gripe espanhola) e 2020 (Covid-19). A agência de checagem de notícias da Espanha, Maldita.es, no entanto, concluiu através do verificador de fatos que a informação é falsa: “Não, as pandemias não seguem um padrão e acontecem a cada cem anos, como indica esta imagem: as datas não coincidem e outras pandemias como a gripe A não estão incluídas – Maldita.es”, informou a agência.

 

Em consequência da publicação falsa, a rede social Instagram cobriu a foto e alertou os internautas. Na parte inferior da postagem, o Instagram reforçou a existência de conteúdo fake em uma das abas da galeria: “Os verificadores de fatos dizem que pelo menos uma foto ou vídeo nesta postagem contém informações falsas”.

 

Já é a segunda vez, em três meses, que a ex-secretária do governo Bolsonaro é notificada na mesma rede social. Em abril, o Instagram, em parceria com o portal AFP, concluiu que a atriz publicou informação falsa sobre a cloroquina e hidroxicloroquina.

 

Fonte: BN

Compartilhar agora
X