Infectologista alerta para atual situação em Petrolina e Juazeiro e diz: “precisamos engrossar o caldo”

O médico infectologista da região, Dr. Washington Luis gravou um vídeo nesta quarta-feira (24), comentando dados divulgados pela prefeitura Municipal de Petrolina sobre o índice de mortalidade pela Covid-19, tanto na cidade pernambucana, quanto em Juazeiro (VEJA AQUI). As duas cidades, segundo o relatório, estão entre as três com menor taxa de mortalidade pela doença.

 

Porém, de acordo com Dr. Washington, somente esses dados não podem ser levados em consideração. Segundo ele, o vírus tem uma mobilidade, o que deixa cada cidade num momento diferente do estágio da doença: “Isso significa que as cidades com grande índice já atingiram o pico de crescimento ou estão na fase final de aceleração dos óbitos principalmente, ou seja, estas cidades notadamente vão ter índice elevado” disse. Sobre Juazeiro e Petrolina, o médico explicou: “Se as cidades estão numa posição relativamente confortável, precisamos interpretar que elas não estão na fase de aceleração rápida e muito menos de pico” completou.

 

Sobre quando nossa região vai atingir o pico, Dr. Washington comentou: “Várias projeções estão sendo feitas e mostram que estamos numa fase intermediária de crescimento dos casos, portanto essa comparação não deve ser levada em consideração, por que estamos em condições diferentes das demais cidades citadas” disse ele que explicou que os números divulgados servem como alerta: “Serve para os gestores e principalmente para população de que as medidas de distanciamento social ou qualquer outra medida implementada pelo gestores se não forem devidamente respeitadas, talvez esse seja o cenário que nós teremos nas próximas semanas ou talvez daqui a um mês. Então, os dados são muito importantes para que nós tenhamos conhecimento do que aconteceu em outras cidades e para que a gente implemente mais rápido possível medidas de distanciamento mais duras” falou.

 

Ainda segundo Dr. Washington, chegamos num momento em que precisamos “engrossar o caldo” no combate ao novo coronavírus: “Infelizmente, existe uma situação delicada entre economia e saúde. A situação que estamos vivendo é mundial. Não é culpa de gestores ou de população, o lance é que existe um vírus de crescimento rápido, e que muitas vezes não vamos conseguir controlar, então, o distanciamento social rígido é uma das medidas mais eficazes. Nós fazemos um apelo a população, aos gestores, que revejam suas posições, é necessário que condições de funcionamento de comércio sejam reavaliadas constantemente, por que os números nos mostram que estamos numa escalada de crescimento de casos e de óbitos. Fica o alerta, especialmente à população, que não deixe de cumprir as regras de boas práticas, como uso de máscara, higienização frequente das mãos e e sair de casa o estritamente o necessário. Dessa forma, teremos maiores possibilidades de termos poucas baixas dentro da nossa população” finalizou.

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Juazeiro e Petrolina estão numa situação confortável?

Uma publicação compartilhada por Dr.Washington Luís (@drwashingtonluis) em

Compartilhar agora
X