Ilustrador de Petrolina vence prêmio de desing latino-americano com vaqueiros em estilo anime, veja:
O ilustrador e arquiteto petrolinense Julio Rodrigues, conquistou um prêmio no Latin American Design Awards 2025. Reconhecido por seus desenhos como @jinohul, ele venceu na categoria de Ilustração Profissional com a série “Nordeste Onírico”.
Pense em arquétipos do sertão como vaqueiros, coronéis, santas, brincantes, repentistas. Agora imagine-os como personagens de animes japoneses, com superpoderes e roupas imponentes, tudo em tons vibrantes que fogem da paleta de verdes e marrons normalmente associada à caatinga.
A série reúne um pot-pourri de referências, unindo o amor pelos desenhos japoneses à vontade de apresentar o sertão “nāão apenas Como paisagem, mas como território de poesia”, uma das inspirações foi o povoado de Caboclo, em Afrânio, município a quase 800 km do Recife. A família de Julio vem de lá, e o povoado, que mais parece cenário de filme, era seu endereço nas férias.
O primeiro personagem que desenhou para “Nordeste Onírico” foi o Vaqueiro. Para contracenar com ele, criou o Coronel, a Nossa Senhora, e o Conta-Contos -que ora pode ser um cordelista, ora um repentista, ora o Caboclo de Lança ou até La Ursa.
O povoado de Caboclo já tinha sido objeto de estudo de Julio durante seu trabalho de conclusão de curso na faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nascido em Petrolina, Julio se mudou aos 8 anos para Recife e viveu lá até os 12 anos, seguindo então para Mossoró (RN), onde ficou até entrar para a faculdade em Natal.
Por ser filho único e com tantas mudanças, cresceu introspectivo e viu nas ilustrações não só uma forma de canalizar a criatividade, mas de companhia. Apaixonado pela parte técnica do desenho, escolheu a Arquitetura e hoje trabalha com design em São Paulo.
Na caminhada para descobrir-se artista, Julio segue explorando com a ilustração digital, especialmente desenhos feitos diretamente pelo iPad. Em breve o jovem deseja testar novos suportes, especialmente os físicos, como a cerâmica fria.
