II Jornau da UniFTC apresentou a arquitetura do futuro em Petrolina

Através de um movimento para o futuro envolvendo profissionais da região, alunos e egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade UniFTC Petrolina, o Colegiado do curso promoveu, no campus da instituição, na última semana a II Jornau – Jornada de Arquitetura e Urbanismo “Criatividade: Um mito na Arquitetura?”.

 

O evento reuniu palestras, oficinas de pintura, desenho, fotografia, visita técnica na Catedral de Petrolina e Palácio Epicospal, através de um movimento de conhecimentos da história das artes, estética, técnicas de construção civil, representação de projeto, normas técnicas e sustentabilidade na produção de arquitetura, urbanismo, design e paisagismo. A II Jornau contou com a organização das docentes Joanna Milanez, Erica Torres e Cinthia Lopes.

 

A aluna do 8º período, Marianne de Andrade conduziu a oficina de técnica básica de aquarela na sexta-feira (02) e comenta como foi a experiência. “O momento foi diferente, pois quando somos alunos ficamos ouvindo os professores e, hoje aqui na frente, é muito bacana, pois estou passando algo que conheço e ajudando os arquitetos do futuro. A técnica de aquarela entra muito no processo criativo do estudante e do futuro arquiteto durante a criação dos projetos”.

 

Fernanda Mourão é estudante do 6º semestre e participou da oficina aquarela. Ela explica que o movimento contribuiu para aflorar a criatividade. “Além de ter sido um momento de descompressão das atividades acadêmicas, a II Jornal foi uma oportunidade de networking e muito aprendizado”, disse.

 

Na programação de sexta-feira (02), os alunos participaram também de palestra com o arquiteto do escritório Duo Arquitetura, em Petrolina, Anderson Fonseca, sobre ‘Processo Criativo em Escritório de Arquitetura’ e de oficina de fotografia com o arquiteto pernambucano, Talles Couto.

 

O arquiteto Anderson Fonseca explicou que falar sobre criatividade é essencial para a carreira profissional. “Desde cedo precisamos desmistificar que a criatividade é algo apenas ligado ao talento, mas entender que a prática diária, tentativa dia-a-dia ajuda a montar um acervo de soluções criativas para resolver determinado problema e assim te preparar para o mercado do trabalho”, comentou.

 

Talles conta que a ação foi muito importante para o arquiteto do futuro, que deve conseguir enxergar o projeto com um olhar criativo através de cenas. “Podemos fazer um belo trabalho com o nosso corpo, que é uma câmera natural através da mente, olhos e coração. A fotografia na profissão deve trabalhar a técnica, objetividade e a emoção. O que importa não é o celular ou a câmera, mas a sensibilidade que desejamos passar com a fotografia. A iniciativa da UniFTC em trazer profissionais para trocar experiências com os estudantes foi muito importante.”, frisou.

 

Valéria Paiva é estudante do 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo na UniFTC Petrolina e disse que a oficina de fotografia agregou muito conhecimento. “Tudo que fazemos está relacionado às mídias sociais e receber informações de Talles, um renomado arquiteto, tenho certeza que vai abrilhantar meu trabalho. A II Jornada de Arquitetura foi uma grande troca de conhecimentos. Uma experiência única”, enfatizou.

 

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Josephana Neri agradeceu a presença de todos e destacou que a II Jornau contribuiu para o desenvolvimento de novas habilidades e competências necessárias ao profissional do futuro. “O evento foi um movimento de conhecimento amplo na construção do arquiteto ideal para as exigências do mercado de trabalho, que foca cada vez mais no bem-estar do ser humano”.

Compartilhar agora