Ideias criativas e funcionais para reforma de banheiros

Nada como ter um banheiro confortável, bonito e que favoreça o bem-estar e a rotina de autocuidado tendo como aliados os revestimentos, com diferentes cores e texturas, a iluminação e a decoração, sem precisar modificar a estrutura hidráulica e nem derrubar paredes, tornando esse processo de reforma mais rápido e menos custoso.,

 

Acompanhe as dicas e inspire-se nas soluções para transformar esse espaço de forma criativa e funcional sem grandes obras!

 

1. Metais

 

Torneiras, chuveiros, duchas higiênicas, válvulas, registros, são os principais da lista de metais para utilizar no banheiro. Uma dica de qual item escolher primeiro, a torneira. Ela terá uma função decorativa de destaque e além de pensar na parte estética, precisamos avaliar a funcionalidade e a economia de água que cada produto oferece. Atente-se em escolher itens da mesma marca e que façam parte da mesma linha, para que a composição entre eles seja a mais harmônica possível.

 

2. Box

 

A área interna do box é visualmente integrada o restante do espaço do banheiro por conta das porta de vidro, fazendo com que o ideal seja utilizar o mesmo revestimento no piso. Nas paredes, utilizar o mesmo revestimento aumenta a sensação de espaço, mas também temos a opção de escolher uma composição de revestimentos, escolhendo quais paredes terão maior destaque. A organização de produtos no espaço interno do box pode ser em nichos ou prateleiras.

 

3. Paredes e pisos

 

 

Uma forma rápida de renovar os revestimentos é aplicando piso sobre piso com a argamassa que cumpre essa função. Nas paredes que não tem contato direto com a água, podemos optar pela meia parede pintada fazendo um mix de cores e texturas com o revestimento. Papel de parede também pode ser utilizado, hoje em dia diversas marcas e fabricantes produzem tecidos com tecnologia resistente à água e ao vapor.

 

Vale destacar que a aplicação do piso sobre piso irá aumentar o nível do chão, por isso precisamos levar em consideração o ajuste das portas, soleiras, armários, rodapés e tomadas a este novo nível. O padrão de altura dos revestimentos é de três milímetros, mas precisa ficar atento para escolher a melhor opção tendo em vista os ajustes que precisaram ser feitos.

 

4. Espelho

 

 

A utilização de espelhos além de funcional valoriza a decoração do banheiro e contribui para ampliar a sensação do espaço. A primeira dica na escolha é levar em consideração o tamanho do espaço e onde ele será instalado. Espelhos pequenos devem ser evitados em banheiros muito amplos, pois além de não ser funcional fica desproporcional. Os de tamanho médio facilitam na assertividade, uma vez que ficam excelentes tanto em banheiros pequenos quanto nos espaços mais amplos. Os espelhos grandes proporcionam maior profundidade ao cômodo, dando sofisticação e trazendo a sensação de que o espaço está mais iluminado.

 

5. Acessórios

 

Ganchos, papeleiras, quadros, lixeiras e toalheiros são acessórios que de forma rápida podem contribuir na repaginação do banheiro. Esses objetos trazem personalidade ao ambiente e podem ser garimpados em lojas de decoração, onde existem peças mais acessíveis até peças com design assinado, antiquários e até em algumas lojas de construção. Uma dica é apostar em quadros na parede, evitando as molduras de madeira que não foram envernizadas para evitar que o vapor as danifiquem. Uma opção descolada é utilizar uma escada como toalheiro para dar modernidade ao seu banheiro.

 

6. Iluminação

 

Para renovar a iluminação do banheiro, aposte em iluminar com uma luz indireta intimista, uma opção são os rasgos de luz com perfil de LED que além de sofisticação e modernidade, é fechado e protege o LED do vapor e da sujeira. Quando não se tem forro de gesso, o plafon é uma excelente luminária para luz principal de banheiro, já que a sua intensidade ajuda a destacar o ambiente como um todo. Para incluir um ponto de destaque, geralmente escolhemos uma luminária com luz direta sobre a bancada da pia. Existem muitas opções de arandelas e pendentes no mercado, é só escolher o que mais se adequa ao seu ambiente. Uma opção também é incluir a iluminação atrás do espelho, utilizando fita de LED. Esse tipo de iluminação possui baixo consumo, fácil instalação e controle de intensidade, é ideal para a utilização na bancada do banheiro.

 

Por Iasmim Duarte – Arquiteta e Urbanista

Compartilhar agora
X