Farmacêutica diz ter descoberto anticorpo com 100% de eficácia contra a Covid-19

Uma empresa biofarmacêutica dos Estados Unidos afirmou para a emissora FoxNews que descobriu um anticorpo que pode ser essencial na luta contra o novo coronavírus. Chamado de STI-1499, o anticorpo descoberto pela Sorrento Therapeutics pode evitar a infecção e eliminar a covid-19 do organismo de pessoas já doentes em até quatro dias.

Segundo a companhia fundada em San Diego, em anúncio nesta sexta-feira (15), as proteínas têm “100% de inibição” contra a covid-19 e podem ser usadas para tratar a doença muito antes de uma vacina chegar ao mercado.

 

De acordo com a empresa, foram testados bilhões de anticorpos coletados ao longo da última década. Um deles em especial, o STI-1499, obteve 100% de eficácia no bloqueio da ação do vírus, impedindo que a covid-19 pudesse chegar às enzimas ACE2, que atuam como receptoras e permitem a infecção das células.

“Quando um anticorpo impede a chegada do vírus até a célula humana, ele não consegue sobreviver”, afirmou Henry Ji, fundador e CEO da empresa. Ou seja, para que o vírus se espalhe, ele precisa infectar uma primeira célula para garantir sua reprodução dentro do organismo humano. Se houver um bloqueio, isso não acontece.

De acordo com o cientista, o novo anticorpo pode ser usado como uma terapia preventiva, uma vez que não há indicações clara de efeitos colaterais de sua aplicação. Até o momento, porém, esta seria a forma mais eficaz de impedir a disseminação da doença e curar pacientes mais rapidamente. “É a melhor solução”, disse.

 

“Queremos enfatizar que existe uma cura. Existe uma solução que funciona”, disse Ji. Segundo ele, apenas a presença do anticorpo neutralizante no organismo poderá permitir que a sociedade encerre o isolamento social e volte às formas de convívio tradicionais. (Exame)

Compartilhar agora
X