Faculdade UniFTC de Petrolina movimenta professores e coordenadores para a educação do futuro

 

As Faculdades UniFTC de Petrolina e Juazeiro continuam com a programação da Jornada Pedagógica 2020.1. Nesta segunda-feira, as capacitações para os professores e coordenadores aconteceram na unidade de Petrolina, das 8h às 12h30. As formações visam intensificar os processos de ensino-aprendizagem, de forma que os alunos aprendam com qualidade os conteúdos discutidos em salas de aula.

 

Durante a manhã, o professor e pós-doutor em Educação por Competências Jardel Araújo ministrou palestra para os coordenadores de cursos sobre “Planejamento Docente” e destacou a importância dos professores possuírem técnicas e métodos de qualidade. Na opinião de Jardel, os gestores dos cursos devem orientar os professores para o planejamento de aula adequado e organizado, além de assegurar a pertinência do curso as demandas sociais e de mercado.

 

“O bom planejamento requer tempo para preparação, maior conhecimento, objetivos claros de aprendizagem, desenvolvimento das competências desejadas, além da motivação dos professores, resultando no entusiasmo dos alunos. Os coordenadores devem ficar atentos a criatividade do docente, a aplicação das metodologias ativas e o uso da sala invertida, dentre outras atribuições necessárias”, frisou Jardel Araújo.

 

A palestra sobre ferramentas Google foi comandada pelo professor Fabrício Oliveira. Foi mencionado aos professores, a importância da internet como ferramenta de ensino e de aprendizagem, bem como o uso das ferramentas do Google, que visa auxiliar a dinâmica em sala de aula.

 

“Acompanhar o crescimento do mundo digital é o movimento necessário para as instituições de Ensino Superior de futuro. Através de várias ferramentas, os docentes podem agilizar as aulas e atividades, facilitando o processo educativo. É uma maneira de facilitar a comunicação, assim como a troca e armazenamento dos documentos” explicou.

 

A Jornada da UniFTC busca defender as políticas institucionais, bem como gerenciar a qualidade pedagógica, que deve ser inovadora e ética, associada ao perfil do aluno da atualidade e ao uso das novas tecnologias. Um verdadeiro movimento para o futuro, com métodos e formas modernas e eficientes, em busca da excelente formação dos discentes.

 

Para a coordenadora do curso de Nutrição, Sibery dos Anjos, a UniFTC vem com um diferencial enorme no campo educacional, com o uso das tecnologias associadas a metodologias ativas. “O método de ensino da UniFTC facilita o planejamento das aulas e impulsiona um olhar especial ao desenvolvimento das competências, tão essenciais para o mercado competitivo. O professor ganha tempo na construção de aulas produtivas e o aluno recebe conhecimento moderno e atualizado”, mencionou.

 

Até dia 30 de janeiro, professores e coordenadores receberão treinamentos sobre ‘Avaliação de Aprendizagem’ e ‘Relações Intra e Interpessoais nas salas de aula’.

Compartilhar agora
X