EXTRAPOLOU! Casos ativos de covid-19 crescem 987% na Bahia desde o início de janeiro

Os casos ativos da Covid-19 cresceram 987% na Bahia desde o início deste ano. O g1 analisou dados com base nos boletins divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nos quatro últimos domingos deste mês: dias 2, 9, 16 e 23 de janeiro.

 

No primeiro domingo do ano, o estado tinha 1.809 casos ativos da doença, ou seja, pessoas contaminadas com o coronavírus. No dia 23, o número subiu quase 10 vezes e saltou para 19.665 casos ativos. Apesar da grande quantidade de registros de casos ativos no último domingo (23), é necessário lembrar que nos finais de semana os dados costumam ser represados, por causa do volume de testes que não são analisados pela falta de tempo.

 

A variante ômicron é a dominante nos casos de Covid-19 na Bahia. A diretora estadual de Vigilância Epidemiológica do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), Márcia São Pedro analisa que, mesmo a cepa sendo causadora de casos menos graves, o crescimento das pessoas contaminadas pode sobrecarregar o sistema de saúde, já que atinge pacientes indiscriminadamente. Para reduzir o número de casos ativos, a avaliação de Márcia é uma só: é necessário um novo endurecimento das medidas protetivas.

 

*com informações do G1

Compartilhar agora
X