ESQUENTOU! Petrolina registrou, nesta semana, 41º graus, maior temperatura em Pernambuco neste ano

O clima esquentou (e não foi pouco em Petrolina) nesta semana. Prova disso é que medições das estações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) apontam que o município registrou a temperatura mais alta do ano: 41º. Foi a maior temperatura elencada em todo o Estado de Pernambuco, e foi registrada na última quarta-feira (22), dia do “equinócio de primavera”, estação do ano mais quente e seca do ano.

 

De acordo com o meteorologista da Apac Fabiano Prestrelo, essa alta temperatura pode ser explicada pela atuação de uma massa de ar quente sobre o Sertão do Estado – o sistema formado por essa massa e uma outra massa de ar fria, inclusive, causa, no Litoral, a ocorrência de ressacas e agitação marítima, segundo a Marinha, com ondas de até 3,5 metros de altura.

 

Altas temperaturas também foram registradas em Floresta, com 40,3ºC; Parnamirim, 40,0ºC; Cabrobó, 39,6ºC; e Ibimirim, 38,0ºC. E não foi só o calor que foi registrado pela Apac nessa abertura de primavera, mas também o tempo muito seco. Em Petrolina, a umidade chegou a críticos 13%. Existe um documento da OMS que diz que umidade abaixo de 20% pode causar danos à saúde humana.

 

*com informações da Folha PE

foto: Kaio Cads

Compartilhar agora
X