Esporte mais seguro, conforme estudo, tênis vira alternativa para quem quer se exercitar na pandemia

Para os petrolinenses que não abrem mão de um bom exercício físico, a semana começou com boas notícias. É que o funcionamento do Parque Josepha Coelho, das pistas de corrida e caminhada e da Orla da cidade para a prática de exercícios foi autorizado desde esta segunda-feira (27). Também foi dado o aval para reabertura dos clubes sociais do município, para a prática de atividades esportivas em modalidades individuais, exceto lutas, seguindo os protocolos de higienização.

 

Para quem deseja praticar alguma atividade esportiva sem correr grandes riscos de contaminação pela covid-19, o Portal ZAP tem uma boa dica: segundo estudos e especialistas, o tênis é a melhor alternativa. É o que mostra um levantamento da Associação Médica do Texas, dos Estados Unidos. A entidade criou uma escala de 1 a 10 para classificar o risco de diversas atividades do cotidiano, como ir a um restaurante ou passear no parque, e classificou o tênis como o esporte mais seguro para se praticar nessa pandemia.

 

A tabela considera de pouco risco as atividades que incluem o contato com objetos externos, como pegar uma encomenda dos Correios ou uma entrega de comida por delivery, além de bastecer o carro e atividades físicas que permitam manter o distanciamento, como jogar tênis e acampar, que estão no nível 2 da escala. A prática esportiva é mais segura que jogar golfe, que está no nível 3 (médio-baixo), jogar basquete ou futebol, nível 7 (médio-alto) e ir à academia, nível 8 (risco alto).

 

A explicação é simples: é que o tênis como uma é uma modalidade que, obrigatoriamente, conta do distanciamento natural entre os competidores na quadra, pela ausência de aglomeração, tão comum em esportes coletivos, e também por poder ser disputado ao ar livre. A Organização Mundial de Saúde (OMS) também reitera que os esportes de menor risco de contágio são aqueles “com distância física” e disputados ao ar livre. Ainda assim, faz-se necessário respeitar as medidas sanitárias, como higienização das mãos e dos objetos.

 

Na região do Vale do São Francisco a Academia Bono Tênis é referência na modalidade, pois, há 11 anos vem promovendo a realização de competições e, acima de tudo, incentivando a prática de esportes. O espaço funciona no Iate Club, em Petrolina.

 

(foto: Bruno Lopes/arquivo Portal Zap)

Compartilhar agora
X