Encontro com amigos e familiares em casa é possível? Infectologista fala sobre o assunto

Em Juazeiro-BA, bares, restaurantes e lanchonetes voltaram a atender os clientes presencialmente há cerca de 15 dias. Em Petrolina-PE, isso começa a acontecer a partir dessa segunda-feira (24). Com essas e outras medidas de isolamento social que foram e estão sendo afrouxadas, uma dúvida que surge em muitas pessoas é: receber ou não visitas em casa?

 

O infectologista Washington Luís, que é membro do Comitê de Combate a Covid-19 de Juazeiro, ressalta que se trata de um assunto bastante delicado, mas considerando que a flexibilização das medidas já é uma realidade, afirma que isso precisa ser discutido. O especialista diz que sim, é possível receber visitas em casa, mas tomando alguns cuidados.

 

Ele elencou alguns pontos sobre como fazer isso de forma segura:

 

Limitação – O infectologista alerta que é necessário haver uma limitação do número de convidados, e fala em três ou quatro, além dos moradores da casa. Encontros com mais de dez pessoas, estatisticamente falando, já são considerados por especialistas como preocupantes, pois têm um risco bastante elevado.

 

Ambientes externos – Para esses encontros, o aconselhável é optar por ambientes externos da casa, ou seja, em áreas abertas. Washington Luís atenta que realizar esses encontros em apartamentos, por exemplo, pode não ser uma boa ideia, visto que nesses ambientes a circulação de ar é menor, mesmo com as janelas e portas da residência abertas.

 

Sem sintomas – A recomendação do profissional é solicitar que os amigos evitem ir a esses encontros caso estejam com algum sintoma gripal.

 

Distanciamento – Outra recomendação é prezar pelo distanciamento entre os convidados. Sim, isso deve acontecer até mesmo dentro de casa. O infectologia atenta que é necessário organizar esse espaço com mesas e cadeiras afastadas, e que pessoas que já tenham algum tipo de contato devem ficar juntas.

 

Cada um deve se servir? – Segundo o especialista, não. É interessante que haja uma pessoa para servir todos os convidados, tomando todo os cuidados higiênicos necessários.

 

Uso da máscara – Também é recomendado que todos façam uso da máscara tendo em vista que, mesmo que ninguém possua algum sintoma gripal, pode fazer proliferação do vírus, já que pessoas assintomáticas também transmitem.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Dr.Washington Luís (@drwashingtonluis) em

Compartilhar agora
X