Em seu primeiro discurso após ser eleito presidente, Lula diz: “Não existem dois Brasis”

Após se eleger presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agradeceu a todos os votos na noite do domingo (30) e afirmou que não vai governar apenas para quem votou nele, mas para todos. “Não existem dois Brasis, somos um único país, único povo, uma grande nação. Não interessa a ninguém viver numa família onde reine a discórdia. É hora de reunir de novo as famílias, refazer os laços de amizade rompidos pela propagação criminosa do ódio”, discursou Lula.

 

Em seu primeiro pronunciamento como presidente eleito, Lula prometeu trabalhar pela harmonia da sociedade e entre os Poderes e respeitar a Constituição.

 

Ele também caracterizou o resultado das eleições de 2022 como a vitória de um movimento democrático. “Não é uma vitória minha, nem do PT, nem dos partidos que me apoiaram nesta campanha. É a vitória de um intenso movimento democrático, que se formou acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais, das ideologias, para que a democracia saísse vencedora”, declarou.

 

E entre outras coisas, destacou que o desafio será grande e o maior compromisso será acabar com a fome. “Combater a miséria é a razão pela qual vou viver até o fim da minha vida”, disse Lula.

 

O resultado do segundo turno das Eleições presidenciais de 2022 foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, do último domingo (30). Com 99,99% das urnas apuradas, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu o atual Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que pleiteava a reeleição no segundo turno das Eleições Gerais de 2022.

 

Lula obteve 60.345.825 votos contra 58.206.322 de Bolsonaro. Foram 1.769.678 (1,43%) de votos brancos, 3.930.762 (3,16%) de votos nulos e 32.200.470 (20,58%) abstenções.

 

Perfil 

Luiz Inácio Lula da Silva, 77 anos, é natural de Garanhuns (PE) e concorreu pela coligação Brasil da Esperança (formada por FE Brasil (PT/PCdoB/PV)/Solidariedade/Federação PSOL-Rede/PSB/Agir/Avante/Pros). Presidente da República entre 2003 e 2010, ele é casado com Rosângela Silva, Janja, e tem como vice-presidente o médico e ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin.

Compartilhar agora