ELEIÇÕES 2022: saiba mais sobre os eleitos à presidência e aos governos de Pernambuco e da Bahia

 

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o 39º presidente da República no domingo (30), segundo turno das Eleições. Com mais de 60 milhões de votos, o petista saiu vitorioso em todos os estados do Nordeste, além de Minas Gerais, no Sudeste, Amazonas, Pará e Tocantins, no Norte.

 

Lula conseguiu se colocar na disputa como candidato de uma frente ampla, ao reunir em sua campanha antigos adversários – como seu próprio vice, o ex-tucano Geraldo Alckmin (hoje no PSB), contra quem concorreu em 2006.

 

Os votos recebidos por Lula equivalem a 50,9% dos votos válidos para o cargo no segundo turno deste ano, e Jair Bolsonaro (PL) teve 49,1%. Em 2 de outubro, no primeiro turno, Lula recebeu 57 milhões de votos, contra 51 milhões de Bolsonaro.

 

No governo de Pernambuco, a eleita ao cargo foi Raquel Lyra (PSDB), ex-prefeita de Caruaru, que disputou com a candidata Marília Arraes (Solidariedade). Com 3.113.415 votos (58,70% dos votos válidos), Raquel é a primeira mulher eleita no Estado, com a vice Priscila Krause (Cidadania).

 

“Eu sempre disse que o maior desafio do nosso estado era unir Pernambuco e conseguir estar com pessoas que pudessem pensar de jeitos diferentes. A gente não precisava de unanimidade, precisava de consenso. […] Agora é trabalhar para todos os pernambucanos”, afirmou Raquel em entrevista ao Bom dia Pernambuco/TV Globo.

 

Na Bahia quem se elegeu foi o indígena Jerônimo Rodrigues (PT), que venceu ACM Neto (União). Ele quase venceu no primeiro turno, quando recebeu 49,45% dos votos válidos. Já na segunda etapa, venceu a disputa ao Governo da Bahia com 52% dos votos.

 

“Queria me dirigir ao povo da Bahia, em especial aos prefeitos que andaram e correram conosco, que fizeram pacto para que a Bahia seguisse com quem cuida de gente. Ex-prefeitos, vereadores. Agradecer à minha família. Apareceu a vitória de Jerônimo, mas é a vitória de um time. Pode anunciar aí, Rui. Eu farei um governo melhor do que você. Não é disputa, é humildade. “, disse Jerônimo.

Compartilhar agora