DIY: faça você mesmo a renovação da decoração com criatividade e exclusividade, confira dicas por Iasmim Duarte

O estilo DIY (do inglês Do It Yourself – Faça você mesmo) garante mais personalidade à composição dos ambientes, principalmente por ser o resultado de produtos exclusivos, criados ou reformulados de forma artesanal, acessível e fácil. Confira algumas ideias:

 

 

1. Adesivos

Os adesivos são uma alternativa versátil para renovar a decoração de diversos ambientes seja aplicando nas paredes, objetos e móveis fazendo você mesmo. Em ambientes como os banheiros, vale aplicar os adesivos apenas evitando a área de banho por ser uma área com umidade e vapor intensa, diminuindo a vida útil do adesivo por mais resistente que seja o produto.

 

Dica: certifique-se de que a superfície onde será aplicado o adesivo esta lisa, no caso das paredes com revestimentos, que estejam sem grumos e resquícios de obra, evitando as imperfeições após a instalação.

 

2. Pintura

 

Nada pode renovar mais um ambiente que uma pintura. Vale pintar paredes, criar estampas, renovar móveis antigos, armários. Vale ousar nas cores e composições, na cozinha a dica é pintar os aéreos de um tom e a bancada de outro! Dica: para não errar na escolha das cores, a dica é testar os tons de tinta antes da pintura com o produto “teste fácil”. Na escolha dos acabamentos, as opções são: fosco, acetinado e brilhante. Para paredes com imperfeições a melhor opção é o acabamento fosco ou uso de texturas acrílicas.

 

3. Pallets

São muitas as possibilidades quando pensamos no uso do pallet, sofás, suporte para horta vertical, mesas de centro, mesas laterais, prateleiras, estantes, camas. Devemos nos atentar na escolha da finalização, seja optando por aplicar pátina ou outra tonalidade. No caso das mesas de centro e mesas laterais, a dica é utilizar rodízios giratórios em silicone, além de facilitar na limpeza confere maior segurança para mudar o móvel de lugar. A dica é lixar e envernizar os pallets antes de utiliza-los para garantir maior durabilidade e resistência.

 

4.Cachepot de tecido

Nada como trazer o frescor e o verde das plantas para a decoração e para uma versão mais decorativa e despojada, a ideia é utilizar cachepots de tecido, ideal para ressaltar de forma divertida e criativa as plantas!

 

O tamanho e a forma do cachepot não é um problema, vai de acordo com o tamanho das plantas e vasos que você já tem em casa, das pequenas até as mais volumosas e altas. Dica: além de ser usado como suporte para os vasos de plantas, você pode utilizar cachepots de tecido como organizadores de bancada no home office, de acessórios e gavetas, brinquedos, toalhas no lavabo. Ficou curioso para aprender? Então vamos ao passo a passo de um Cachepot de tecido sem costura!

 

O que vamos precisar:

 

• Dois tecidos com mesmo comprimento (medir o tamanho do vaso que deseja utilizar e aumentar 02 dedos no tamanho do tecido), o ideal é que um tecido seja diferente do outro.

 

• Cola
Para escolher o tipo de cola é preciso verificar o tecido escolhido, nos sintéticos utilizar cola de silicone e em algodão cola para tecido.

 

Passo a passo:

• Junte os dois tecidos e as duas laterais maiores com a face direita voltadas uma para a outra.
• Cole as laterais e o fundo para deixar com o formato de cachepot (a importância de aumentar o tamanho do cachepot em relação ao vaso de plantas que será escolhido)
• Na parte do fundo, separe as laterais para criar volume e gerar duas pontas que serão coladas na parte de baixo (em formato triangular), criando um fundo mais seguro para o cachepot.
• Cole o tecido de dentro no de fora para que ele fique no lugar
• Importante: ao virar o tecido, não esqueça e cole as abas que deixou no fundo ao formar os triângulos com as pontas do tecido!
• Para finalizar: é só dobrar a borda e o tecido que está por dentro fará um detalhe de cor e textura! Se quiser um charme a mais, crie estampas e pinte da cor que preferir, escreva frases, acrescente pins, medalhas, bordados, é só deixar a criatividade fluir!

 

Por Iasmim Duarte @iasminduartearq

Compartilhar agora
X