DEVIDAMENTE IDENTIFICADO: Telemarketing precisa começar com dígitos 0303 a partir desta quinta

Tem mudança no serviço ofertado por telemarketing a partir desta quinta (10) – e, diga-se de passagem, que vai alegrar muita gente. É que as empresas que ofertam esses serviços ativos deverão usar o código 0303, ou seja, com este número, o consumidor poderá identificar as chamadas de telemarketing e decidir se quer atender a ligação.

 

Segundo a Anatel, telemarketing ativo é a prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas, ou não. O código 0303 será de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, e as redes de telecomunicações deverão permitir a identificação clara, no visor do aparelho do usuário, do número.

 

A norma é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), publicada ano passado no Diário Oficial da União o Ato nº 10.413. Por enquanto, a regra vale apenas para chamadas originadas de números de telefone celular. Para aqueles feitos de linhas fixas, a medida vai valer a partir de junho. Lembrando que as operadoras de telefonia deverão realizar o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor.

Compartilhar agora
X