‘Decepcionei os meus pais’: jovem esquece de desligar alarme e é expulso do Enem 2023

O estudante Bruno Guimarães (nome fictício), foi expulso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste último domingo (5). Morador de Belém, no Pará, o jovem de 18 anos afirmou ter sido surpreendido quando o telefone, que estava guardado e lacrado, tocou na sala de aula.

 

Ele contou que desligou o aparelho antes de iniciar a prova, mas, como o smartphone estava “um pouco quebrado”, acabou “ligando sozinho”. Às 16h, então, o alarme que ele costumava usar para estudar aos fins de semana foi acionado. Naquele momento, o estudante já havia feito a redação, que classificou como “uma das mais fáceis”.

— Cheguei a citar a filósofa Djamila Ribeiro e o escritor Ariano Suassuna. Eu fui totalmente [preparado] para o Enem, achei um tema muito fácil — disse ele, que pretende cursar engenharia civil ou educação física. — Me preparei o ano todo, estou estudando desde o começo. Sou aluno de escola pública, mas faço cursinho por fora, e sei o quanto foi difícil [para os meus pais] me manter lá.

Após o ocorrido, o jovem disse ter ficado desapontado por “ter se preparado tanto” e, no dia da prova, ter perdido a oportunidade por conta do alarme. Agora, ele ainda pensa em tentar mais uma vez no próximo ano, embora acredite que “nunca mais” vá ter a oportunidade de receber “um preparo tão grande como o deste ano”.

— Poucos têm a oportunidade de pagar um cursinho sendo aluno de escola pública. Meus pais estão muito decepcionados, porque foi um ano de estudos jogado fora. E um ano de atraso na vida de um estudante — declarou ele, que classificou o momento como “o dia mais triste da vida”. — Penso em fazer [ano que vem], mas acredito que perderei o foco.

Fonte: o Globo
Imagem: Unsplash

Compartilhar agora