CONSCIENTIZAÇÃO: Luciano Szafir desfila com bolsa de colostomia durante SPFW e diz: “Salvou minha vida”

Nesta quinta-feira (18), Luciano Szafir foi um dos destaques do São Paulo Fashion Week, ao desfilar usando uma roupa assinada pelo estilista Walério Araújo.

 

Na ocasião, o ator e ex-modelo atravessou a passarela de camisa aberta, exibindo a bolsa de colostomia na barriga. Em entrevista ao blog Vencer Limites, Luciano Szafir contou por que expôs o instrumento coletor e revelou detalhes de sua rotina depois de enfrentar uma grave infecção pelo coronavírus:

 

“Pode acontecer com qualquer pessoa. A cirurgia salvou a minha vida e não há motivo para ter vergonha de usar uma bolsa de estomia. Minha volta às passarelas era a oportunidade para normalizar e fazer entender que um estomizado não precisa sofrer privações”, disse o ator.

 

Luciano disse que no começo teve medo e dificuldade, mas entendeu que o uso da bolsa não era uma sentença: Quem não conhece, julga. Mesmo sem querer, tem atitudes preconceituosas. Seja na hora de contratar um funcionário ou até mesmo se relacionar.

 

O que é colostomia

 

A colostomia é um tipo de ostomia que consiste na ligação do intestino grosso diretamente à parede do abdômen, permitindo a saída de fezes para uma bolsa, quando o intestino não pode ficar ligado ao ânus. Isto normalmente acontece após cirurgias para tratar problemas no intestino, como câncer ou diverticulite, por exemplo.

 

Embora a maior parte das colostomias sejam temporárias, pois geralmente só são utilizadas para facilitar a cicatrização do intestino após a cirurgia, algumas podem ser mantidas por toda a vida, especialmente quando é preciso remover uma parte muito grande do intestino, que não permite voltar a ligar ao ânus.

 

Depois da cirurgia de colostomia é normal que o local na pele onde foi ligado o intestino, conhecido como estoma, fique muito vermelho e inchado, pois o intestino está ferido, porém, esses sinais vão diminuindo ao longo da primeira semana com os tratamentos feitos pelo enfermeiro.

Compartilhar agora
X