“Conflito nuclear está no campo das possibilidades”, diz secretário-geral da ONU

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta segunda-feira (14) que a ameaça de um conflito nuclear voltou a ser um cenário possível. “A perspectiva do conflito nuclear, antes impensável, está agora no campo das possibilidades”, afirmou o secretário.

 

Ele também pontuou que a comunidade internacional precisa trabalhar em conjunto para evitar uma crise no sistema de abastecimento alimentar global, visto que tanto a Ucrânia quanto a Rússia são importantes produtores mundiais de alimento. “Precisamos fazer tudo ao nosso alcance para evitar uma tempestade de fome e derretimento do sistema alimentar global”, disse.

 

Segundo o secretário, o custo e atraso no envio de “bens importantes está chegando a níveis jamais vistos”, o que gera insegurança política no mundo todo. “Peço aos líderes que resistam à tentação de aumentar o orçamento militar ao custo de assistência humanitária e climática”, ressaltou. Durante o discurso, Guterres também ponderou que o conflito não terá um “vencedor”, apenas “perdedores”. As informações são da CNN

Compartilhar agora
X