Como montar sua parede de memórias por Iasmim Duarte

Uma tendência que vem dominando a decoração, a Gallery Wall traz protagonismo as paredes da nossa casa e nos permite composições diversas, seja ela assimétrica, organizada, apenas com quadros ou com objetos decorativos cheios de memorias afetivas. Se você ficou com vontade de criar a sua própria parede de memorias, vamos de dicas:

 

1. Escolha a parede para criar sua galeria

 

O primeiro passo é escolher em qual parede da casa você deseja criar a sua galeria, seja na parede do sofá da sala, do home office, escada ou outro espaço que terá destaque. Importante atentar-se as medidas da parede, pois, essa informação irá influenciar no tamanho e na quantidade dos quadros, além dos espaçamentos entre eles.

 

2. Não sabe como escolher um estilo para compor? Veja algumas opções!

 

Monocromático

 

 

Para essa composição, escolha uma mesma cor, utilizando em quadros de diversos estilos e tamanhos, podem ser fotografias, desenhos, gravuras, pinturas. Esse tipo de composição traz uma atmosfera minimalista, exaltando a valorização do essencial e evitando excessos.

 

Moderno

 

 

Aposte no mix and match sem medo de errar, afinal, na composição da parede galeria misturar tamanhos, formas, materiais e texturas é sempre uma boa ideia, modernizando e atualizando a decoração de forma eficiente!

 

Moodboard

 

 

É uma composição que fica incrível no ambiente do seu home office e que além de decorar a parede, serve como inspiração! Utilize objetos, principalmente aqueles com valor afetivo, fotos, recortes, desenhos, calendário. No moodboard não é preciso seguir uma ordem ou simetria na composição, quanto mais orgânico for, melhor será o resultado!

 

Com tema

 

 

Para uma mistura de quadros com formas e estilos diferentes de forma mais harmônica, uma opção é escolher um tema que esteja relacionado com o ambiente e com a personalidade, podendo ser sobre beleza, esportes, botânica, viagens, música, importante é deixar a imaginação fluir!

 

Espelhos

 

 

Uma opção capaz de criar um efeito incrível e que foge do obvio, basta escolher uma parede e cobrir ela inteira com espelhos emoldurados. As molduras podem seguir um mesmo modelo, cor ou serem completamente diferentes, criando um ambiente mais descontraído e inusitado ainda!

 

3. Layout

 

Na composição da sua parede, além de quadros você também pode utilizar objetos decorativos como placas, relógios, lembranças de viagens, presentes, plantas, fotos, bordados, esculturas, pratos, é só deixar a criatividade fluir, importante é que esses objetos e quadros tenham a ver com a personalidade de quem vive no ambiente.

 

Definidos os elementos que serão utilizados passamos para o planejamento, a dica é fazer uma prévia do layout escolhido em um papel pardo, colocando os objetos da forma que desejar e contornando com um lápis. Utilize uma fita crepe para colar cada um na parede e lembrando de seguir o mesmo espaçamento previsto no layout, facilitando a visualização da composição antes de pendurar as peças de forma definitiva na parede.

 

Iasmim Duarte
Arquiteta e Urbanista

Compartilhar agora
X