Cinco dicas automotivas que você precisa saber

1) Nunca faça a avaliação de um carro usado à noite ou estando ele molhado. Assim você poderá avaliar muito melhor o real estado do veículo sem possíveis enganações. Se você não entender muito de mecânica, o ideal é levá-lo à um profissional de sua confiança.


2) Na hora de negociar um veículo usado, o preço é calculado levando-se em conta o ano/modelo e não o ano de fabricação. Muitas lojas tentam levar vantagem com isso, mas lembre-se: o preço médio do carro não é calculado pelo ano de fabricação.

 


3) Mantenha a manutenção do seu veículo em dia. Seja na estrada, seja no seu dia a dia, a manutenção dos veículos é fundamental. Na maioria das vezes, os gastos com a conservação são muito menores do que as despesas com conserto. Portanto fique sempre de olho nas revisões e manutenções preventivas.


4) Como descobrir se a bateria está gasta? A vida útil de uma bateria varia muito em função da sua qualidade e da forma como é usada. O sinal mais evidente de que a bateria está cansada é a dificuldade de dar partida no carro, principalmente de manhã e nos dias frios.


5) O cuidado com o pneu do carro, começa na verificação mensal da pressão ideal, indicada no manual do proprietário. Pneus corretamente calibrados têm vida útil mais longa e economizam combustível. Em viagens e situações em que o veículo estiver muito pesado, calibre com duas libras a mais do que o usual (caso o manual não indique nada). Quando os sulcos dos pneus atingem dois milímetros de profundidade, é sinal de que estão chegando ao limite. Observe o TWI (tread wear indicator), que é a indicação presente entre os sulcos do pneu, se eles estiverem no mesmo nível, é hora de trocar. Não deixe de fazer o rodízio a cada 10 mil quilometros, assim como o alinhamento e balanceamento.

Compartilhar agora