Cientistas criam células imunológicas capazes de eliminar o câncer de forma eficaz

Cientistas do MIT de Harvard deram um passo impressionante na luta contra câncer, eles criaram células imunes geneticamente modificadas chamadas CAR-NK, capazes de eliminar tumores de forma muito mais rápida e segura que terapias atuais.

 

 

Essas células foram projetadas para “enganar”o sistema imunológico, tornando-se praticamente invisíveise evitando rejeições. Ao mesmo tempo, ganharam um poder de destruição muito maior contra células cancerígenas.

 

 

Nos testes com camundongos com sistemas imunológicos parecidos com o humano, as CAR-NK eliminaram quase todo o câncer e permaneceram ativas por mais tempo, sem causar reações perigosas, Como tempestades de citocinas.

 

Diferente de terapias personalizadas que levam semanas para ficarem prontas, esse método permite criar tratamentos “de prateleira”, aplicáveis logo após o diagnóstico.

 

O segredo está em silenciar proteínas HLA classe I, que alertam o sistema imunológico sobre células estranhas, e reforçar a ação das NK com PD-L1 e HLA-E.

 

 

Os resultados animadores foram publicados em 2025 e os pesquisadores esperam iniciar testes em humanos em breve. Além de combater câncer, a tecnologia pode ser útil contra doenças autoimunes como lúpus.

 

 

Fonte: Mistérios do Mundo

 

 

Foto: Freepik