Chesf anuncia vazão próxima dos 3.000 m3/s já nesta quinta (5)

Em comunicado distribuído na noite desta terça (03), a Chesf informa que a vazão na barragem de Sobradinho vai aumentar para níveis ainda mais altos do que o anunciado para esta quarta-feira (04), de 2.600 m3/s, considerada a maior vazão dos últimos sete anos. De acordo com o novo comunicado, na quinta-feira (5) a vazão em Sobradinho deve aumentar para 2.900 m3/s.

 

Segundo com a nota da Chesf “o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, na Reunião de Avaliação das Condições da Operação dos Reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas – ANA , ocorrida na data de 27/10/2020, apresentou a necessidade de elevar a defluência da UHE Sobradinho, a fim de minimizar o deplecionamento do reservatório de Itaparica”, informaram.

 

Na nota, a Chesf informa que é importante “chamar a atenção para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista que em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de elevação de geração para atendimento ao SIN”, explicaram, informando ainda que Sobradinho tem capacidade para “turbinar valores da ordem de 4.000 m3/s”. (RedeGN)

Compartilhar agora
X