CHECK NOTÍCIAS: Tabela com cronograma de lançamento de variantes do novo coronavírus? É FAKE

Circula nas redes sociais um suposto cronograma de lançamento das próximas variantes do Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19, atribuído a Organização Mundial da Saúde (OMS), a universidade americana Johns Hopkins e o Fórum Econômico Mundial. O conteúdo  acumulava ao menos centenas de compartilhamentos no Facebook nesta semana, apontou a agência de checagem Os Fatos.

 

As três instituições negaram a veracidade do conteúdo e disseram não manter levantamentos do tipo, disse a agência. Outro indício de falsidade da tabela é que algumas datas listadas não correspondem ao surgimento das respectivas cepas do novo coronavírus. Segundo o falso cronograma, a mais recente variante, a ômicron, sairia em maio de 2022, quando, na realidade, ela foi identificada em novembro deste ano.

 

Além disso, o surgimento de variantes é um fenômeno natural e imprevisível, de acordo com especialistas ouvidos por Aos Fatos. De acordo com o virologista Flávio Guimarães, presidente da SBV (Sociedade Brasileira de Virologia), as mutações ocorrem de maneira aleatória devido à replicação do vírus dentro das células, sendo impossível estimar com exatidão quando uma nova cepa aparecerá, finaliza Os Fatos.

Compartilhar agora
X