CHECK NOTÍCIAS: Pesquisa mostra que variante ômicron é mais severa entre vacinados? É fake

Circula no WhatsApp que a variante ômicron da Covid-19 é mais severa entre os vacinados contra a doença. A mensagem, que se baseia em um artigo do site The Exposé, diz que apenas os vacinados devem temer a nova cepa, já que o número de mortos por Covid-19 seria maior entre os totalmente vacinados. Porém, a informação analisada pela Agência Lupa de checagem é falsa.

 

A Lupa destaca que ainda não há evidências científicas suficientes que comprovem uma relação entre a nova variante ômicron e a vacinação. Não há nenhuma pesquisa que tenha concluído que a cepa é mais severa entre as pessoas totalmente imunizadas contra a Covid-19. “A mensagem que circula nas redes sociais foi extraída de um texto do site The Exposé que chega a conclusões erradas e sem amparo científico sobre uma série de dados. A página é conhecida por divulgar teorias da conspiração e material antivacinas”, diz a Lupa.

 

Em reunião em 26 de novembro, especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) classificaram a ômicron como variante de preocupação, mas alertaram que ainda serão necessárias algumas semanas para compreender melhor o seu impacto. A entidade reforça que as medidas para diminuir o risco de infecção pelo vírus devem continuar sendo tomadas. Até agora não foram registradas mortes de pessoas infectadas pela ômicron. Ainda não se sabe se essa forma da Covid-19 é mais transmissível, causa sintomas mais graves e mortes, ou se é resistente às vacinas disponíveis contra a doença.

 

*com informações da Agência Lupa

Compartilhar agora
X