CHECK NOTÍCIAS: novo teste positivo de Doria para covid-19 indica ineficácia da CoronaVac? É fake e Butantan esclarece

Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que a maior prova de que a CoronaVac não tem eficácia é que o governador de São Paulo, João Doria, pegou Covid duas vezes. É #FAKE. O Instituto Butantan afirma que nenhuma vacina contra a COVID-19 é barreira para a infecção pelo novo coronavírus e que o imunizante protege especialmente contra formas moderadas e graves da doença, evitando hospitalizações e mortes. “A eficácia da vacina foi atestada pela Anvisa e pela Organização Mundial de Saúde”, afirma.

 

A função da vacina é fazer a pessoa produzir anticorpos, detalha a professora. No momento em que o vírus entra na célula, essa pessoa vai conseguir combatê-lo melhor. Mas, uma vez que ele estiver na célula, ele vai se replicar e a pessoa poderá desenvolver os sintomas da doença. Só que esses sintomas vão ser mais leves porque o organismo da pessoa, seus anticorpos, vão controlar melhor a replicação do vírus dentro da célula, e a pessoa acaba reduzindo o risco de desenvolver sintomas mais graves ou quadros mais graves da doença.

 

Consultado sobre a mensagem falsa, o governo de São Paulo lamenta que “ativistas digitais usem as mídias sociais para espalhar desinformação, mentiras e distorções sobre imunizantes que protegem centenas de milhões de vidas no Brasil e no mundo, como é o caso da vacina do Butantan”. Destaca que a CoronaVac é segura, aprovada pela Anvisa e pela Organização Mundial da Saúde e tem alta eficiência de proteção contra casos graves e mortes por Covid-19.

 

*com informações do Fato ou Fake

foto: GOVESP

Compartilhar agora
X