Carnaval 2021 em SP, Salvador e Juazeiro: o que se sabe até agora?

A pandemia do novo coronavírus não somente mudou a rotina de vida dos brasileiros, mas também fez muitas empresas adiar ou até mesmo cancelar eventos. Falando deles, alguns festejos tradicionais também foram ou poderão ser diretamente afetados em virtude ‘dessa nova realidade’. O São João, por exemplo, foi cancelado em todas as cidades nordestinas que costumavam realizar a festa. Agora, o foco é nas festas de Carnaval, que também sentirão o impacto da pandemia.

 

Nesta sexta-feira (24) por exemplo, a prefeitura de São Paulo-SP confirmou o adiamento do carnaval 2021. A medida vale tanto para a festa de rua quanto para o desfile das tradicionais escolas de samba. A Liga das Escolas de Samba de São Paulo propõe que o evento aconteça no final de maio, e o prefeito Bruno Covas cogita que o final de julho também é uma possibilidade.

 

Vale ressaltar que a cidade paulista também anunciou a reformulação do Réveillon na Paulista e da Parada LGBTQI+, bem como da Marcha Para Jesus, que também foi adiada e ocorrerá em novembro deste ano, de forma virtual.

 

Em Salvador-BA a situação não deverá ser diferente, tendo em vista que o prefeito ACM Neto, que anteriormente havia dito que apenas com a vacina seria possível pensar no planejamentos das festas e eventos na cidade, cogitou a possibilidade do carnaval 2021 ser também em julho. O gestor já tinha informado que a data limite para tomar uma decisão sobre a festa seria novembro. ACM disse que pretende tomar uma decisão conjunta com outras capitais do país, para que o carnaval ocorra na mesma data em diversas cidades.

 

Na região do Vale do São Francisco, Juazeiro-BA realiza a festa de Momo antecipada, abrindo os festejos carnavalescos do Estado. Até o momento, a Prefeitura Municipal não se manifestou sobre, mas, diante das circunstâncias, é provável que o evento também seja adiado.

 

Diante das indefinições, uma coisa é certa: as autoridades afirmam que os eventos com grande aglomerações só poderão acontecer quando houver um nível de segurança – ou seja, a vacina. Muitas estão avançadas, mas, ainda não se sabe ao certo quando estará disponível. Por enquanto, só nos restar aguardar e torcer para que as coisas avancem ainda mais nos próximos meses, e que tenhamos cada vez mais boas notícias.

Compartilhar agora
X