Brasil atinge marca de 100 milhões de doses de vacina contra Covid-19 aplicadas

O Brasil atingiu a marca de 100 milhões de doses contra a Covid-19 aplicadas em território nacional nesta quinta-feira (1º). Os números contemplam dados das secretarias estaduais de saúde levantados pela CNN sobre a cobertura vacinal no país que utiliza os imunizantes Coronavac/Butantan, Oxford/AstraZeneca, Pfizer e Janssen. Até a manhã de hoje, 100.094.083 doses foram aplicadas.

 

O marco chega após pouco mais cinco meses da primeira dose da vacina contra a Covid-19 ser aplicada no Brasil, em 17 de janeiro. A enfermeira Mônica Calazans foi a primeira pessoa a receber o imunizante, no estado de São Paulo.

 

Neste período, cerca de 16,45% da população brasileira com mais de 18 anos, elegíveis para a vacinação, está totalmente imunizada. Isto é, 26.326.845 pessoas receberam as duas doses das vacinas que têm esse esquema vacinal (Coronavac/Butantan, Oxford/AstraZeneca, Pfizer) ou a dose única da Janssen. O percentual de adultos vacinados com a primeira dose é 46,09%.

 

Até esta quinta feira, o Brasil é o 68º no ranking global de aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 proporcionalmente na relação a cada 100 habitantes. O comparativo é feito com base nos cálculos da Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, no Reino Unido. O país já esteve na 56ª posição do ranking, mas oscila abaixo da 60ª posição há mais de um mês.

 

Entre os países que compõem o G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, o país continua em 10º lugar, com 47,27 doses aplicadas a cada 100 habitantes. Já em relação ao número de doses absolutas, o Brasil é o quarto país que mais aplicou vacinas comparado com o resto do mundo. O primeiro é a China, com mais de 1,2 bilhão de doses aplicadas.

 

A média de doses aplicadas por dia na última semana foi de 1.144 milhão por dia. Proporcionalmente, o estado que conta com o maior número de pessoas com o esquema vacinal completo é o Mato Grosso do Sul. Pelo menos, 23,48% da população elegível para a imunização já recebeu as duas doses de vacinas ou a dose única da Janssen.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, 134.980.376 doses de vacina foram distribuídas aos estados brasileiros. Monitoramento da CNN aponta que 74,2% delas já foram aplicadas na população. Até a noite desta quarta-feira (30), 10 capitais apresentaram falta de alguma das vacinas utilizadas.

Compartilhar agora
X