Atestado médico de papel deixará de valer em 2026 para evitar fraudes, entenda:

A partir de março de 2026 o atestado médico de papel deixará de ser aceito, o Conselho Federal de Medicina (CFM) passará a exigir o do Atesta CFM.A plataforma, regulamentada pela Resolução n° 2.382/2024, torna-seo sistema oficial de emissãoe validação de atestados no Brasil.

 

A mudança busca reduzir fraudes, que ainda representam parcela significativa dos documentos apresentados em empresas, e ampliar a segurança jurídica para médicos e trabalhadores.

 

 

A implementação, no entanto, enfrenta desafios. Uma decisão judicial chegou a suspender temporariamente a obrigatoriedade, alegando preocupação com a centralização de dados e possíveis riscos à privacidade. Mesmo assim, o CFM informou que irá recorrer, ressaltando que a plataforma foi desenvolvida em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

 

Por outro lado, entidades médicas defendem que a ferramenta cria um sistema mais confiável e dificulta fraudes que causam prejuízos expressivos ao setor público e privado.

 

 

Por fim, a expectativa é que a digitalização aumente a transparência, reduza irregularidades e dê mais segurança para médicos, empresas e trabalhadores.

 

 

 

Fonte: Irece Repórter