Após cobranças para se posicionar, juazeirense Ivete Sangalo fala sobre racismo: “retrato de nossa involução”

No turbilhão de um momento em que o mundo está mobilizado contra o racismo, aumentando a força do movimento “Black Lives Matter”, muitos artistas estão usando suas redes sociais como uma plataforma para ajudar a conscientizar os fãs. De fato, as pessoas costumam cobrar posicionamentos da juazeirense Ivete Sangalo. Dessa vez, ela não poupou suas palavras.

 

Em texto publicado no Instagram, Ivete Sangalo reconheceu que tem privilégio em ser branca. É claro, isso não impede dela ser totalmente o racismo e repudiar ações contra pessoas da raça negra: “Jamais sentirei ou saberei o que é uma condenação infundada pela cor da pele. Jamais saberei o que é não ter privilégios pela cor da pele. Jamais terei que falar os meus filhos que eles foram preteridos pela cor da pele. Mudar é além de saber e sentir, ter um propósito. Ter um olhar atento e dinâmico e buscar, fazer nova escolhas. Sempre foi nossa responsabilidade, urgente e necessário, fazer com que a transformação aconteça por onde caminhamos” disse ela que ainda completou:


“O racismo existe! Ele está entranhado na história do mundo cortando como uma navalha a vida de gente. Está dentro da nossa casa, e é preciso coragem para reconhecer e corrigir. Cabe a cada um de nós aprender, compartilhar e evoluir para que haja uma mudança real. A existência desse sentimento mesquinho e doentio é retrato de nossa involução.

 

Estamos falando de GENTE! O olhar, a oportunidade, as prioridades, e acima de tudo o respeito. Nem todos querem que vivamos numa sociedade mais justa e igualitária! Só que isso é um direito de todos e deve ser exercido. É imprescindível convocar todos aqueles que querem transformar. Uma premissa para novos tempos! E o novo não é repetir o mesmo erro. É impossível apagar da história todo o sofrimento, mas é possível fazer um amanhã diferente” finalizou.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

#PraCegoVer: A imagem trás posts na cor preta com uma mensagem em letras na cor branca: ”Jamais sentirei ou saberei o que é uma condenação infundada pela cor da pele. Jamais saberei o que é não ter privilégios pela cor da pele. Jamais terei que falar os meus filhos que eles foram preteridos pela cor da pele. ⠀ ⠀ Mudar é além de saber e sentir, ter um propósito. Primeiro é assumir e reconhecer que o racismo existe. Parece simbólico, mas isso é algo grande e relevante. Ter um olhar atento e dinâmico e buscar, fazer nova escolhas. Sempre foi nossa responsabilidade, urgente e necessário, fazer com que a transformação aconteça por onde caminhamos.⠀ ⠀ O racismo existe! Ele está entranhado na história do mundo cortando como uma navalha a vida de gente. Está dentro da nossa casa, e é preciso coragem para reconhecer e corrigir. Cabe a cada um de nós aprender, compartilhar e evoluir para que haja uma mudança real. A existência desse sentimento mesquinho e doentio é retrato de nossa involução.⠀ ⠀ Estamos falando de GENTE! O olhar, a oportunidade, as prioridades, e acima de tudo o respeito. Nem todos querem que vivamos numa sociedade mais justa e igualitária! Só que isso é um direito de todos e deve ser exercido. É imprescindível convocar todos aqueles que querem transformar. Uma premissa para novos tempos! E o novo não é repetir o mesmo erro. ⠀ ⠀ É impossível apagar da história todo o sofrimento, mas é possível fazer um amanhã diferente”.

Uma publicação compartilhada por Veveta 🌎 (@ivetesangalo) em

 

Repercussão

 

Muitos artistas e fãs comentário na publicação em apoio à atitude de Ivete Sangalo. Foi o caso de Preta Gil, Psirico, Fernanda Gentil, Ticiane Pinheiro, Regina Casé, entre outros. Decerto, uma grande influenciadora dando sua opinião.

 

Até o momento, sobretudo em cerca de duas horas, ela recebeu mais de 150 mil curtidas. Certamente, isso é acima da média.

Compartilhar agora
X