Antes que a vida se acabe: estudantes de Petrolina transformam poesia em ato político pelo meio ambiente

Enquanto líderes mundiais se preparam para discutir o futuro do planeta na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, um grupo de estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Núcleo de Moradores 11, em Petrolina, decidiu lançar sua própria conferência em forma de poesia. Na próxima terça-feira, 4 de novembro, às 11h, os jovens autores ocupam a Casa Plínio Amorim para o lançamento do livro “Antes que a vida se acabe”, uma obra coletiva que une literatura e ativismo ambiental.

 

O livro nasceu de uma proposta pedagógica conduzida pelo professor João Trapiá, durante as aulas de Língua Portuguesa. O projeto convidou os adolescentes a encararem a escrita como expressão artística e também como ferramenta de transformação social. Os textos reunidos são poemas-protesto que abordam temas urgentes como injustiça ambiental, racismo ambiental, uso de agrotóxicos, poluição do ar e das águas. São assuntos que atravessam suas realidades e ecoam preocupações globais.

 

Mais do que um lançamento literário, o encontro será um ato de cidadania. Em sessão na Câmara Municipal de Petrolina, os estudantes lerão suas produções para reivindicar direitos ambientais para suas comunidades e para o mundo, usando a linguagem como instrumento de luta. Com versos firmes e emoção à flor da pele, pretendem mostrar que a palavra pode mover consciências quando vem da juventude que herda o futuro da Terra.

 

Em “Antes que a vida se acabe”, a poesia ganha fôlego de manifesto e a literatura revela seu poder de convocar mudanças.

 

*Serviço*

Lançamento do livro “Antes que a vida se acabe”

*Data e hora*: terça-feira, 4 de novembro, às 11h.

*Local:* Casa Plínio Amorim, Câmara Municipal de Petrolina

*Realização:* Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Núcleo de Moradores 11

 

Outras informações e marcação de entrevistas:

Professor João Trapiá – (87) 98853-9044