Ana das Carrancas pode se tornar Patrona da Arte Ceramista de Barro em PE

A artista plástica Ana Leopoldina Santos, mais conhecida como Ana das Carrancas, falecida em 2008, pode se tornar a Patrona da Arte Ceramista de Barro em Pernambuco. A deputada estadual Teresa Leitão (PT) concedeu parecer favorável ao título nessa segunda (31) durante reunião da Comissão de Constituição, Legislativa e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A iniciativa provém de um Projeto de Lei de autoria do deputado Antônio Coelho.

 

De acordo com a deputada estadual, o reconhecimento destaca a importância de Ana das Carrancas para a arte popular de Pernambuco. “Ana das Carrancas tem uma história belíssima de resistência, além de seu posicionamento crucial na luta pela preservação da cultura e na luta do povo negro. Ana conseguiu retratar esses elementos em sua arte, que representa Petrolina e região de maneira marcante – através da precisão, destreza, e inventividade da sua arte na cerâmica e no barro”, afirma Teresa.

 

A deputada destacou também a relevância da homenagem como maneira de destacar o papel da artista como uma figura de empoderamento da mulher negra. “O título de Patrona da Arte Ceramista é muito justa, que dignifica a arte popular e a história das mulheres negras na sua resistência”, pontua. (Diário de PE)

Compartilhar agora
X