ALERTA: Pessoas com sintomas de Covid-19 não devem se vacinar, diz especialista

Pessoas com sintomas da Covid-19 ou que já tenham tido resultado positivo de um exame RT-PCR para o novo coronavírus devem evitar tomar as vacinas disponíveis por um período, alerta Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

 

“Como atualmente a Covid-19 varia desde pessoas assintomáticas até casos que evoluem para morte, as pessoas com sintomas leves também não devem ir aos locais de vacinação”, afirma a especialista, em entrevista à CNN.

 

Em geral, a contraindicação se aplica às infecções agudas e quadros febris. Mônica Levi explica que o recomendado nesses casos é adiar a vacinação em quatro semanas, para garantir que se encerra a janela de transmissão do vírus e agravamento dos sintomas, bem como para uma recuperação do sistema imunológico.

 

Fora isso, a boa notícia, conta a diretora da SBim, é que “não há preparo imunológico ou comportamental que se recomende para nenhuma das vacinas [contra Covid-19]”. Da mesma forma, não há nenhuma recomendação do gênero para o período após a injeção.

Compartilhar agora
X