Alerta: nova variante da covid é identificada em paciente que veio a óbito em Juazeiro

A variante P.1, do vírus Sars-CoV-2, foi identificada em um paciente que veio a óbito na zona rural de Juazeiro-BA. De acordo com a secretaria de Saúde, a variante foi identificada através de sequenciamento genético feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen), do material de um único paciente. A variante P.1, surgida em Manaus no final de 2020, é pouco conhecida, mas provoca alerta no mundo por ser mais contagiosa. Vários países suspenderam voos procedentes do Brasil, epicentro da pandemia.

 

Diante deste cenário, a prefeitura reforça o alerta à população e pede para que as pessoas redobrem os cuidados em relação à Covid-19 para evitar a contaminação pela nova cepa, especialmente por se tratar de uma variante ainda mais contagiosa e potencialmente perigosa.

 

“Portanto, atente-se aos cuidados: mantenha o distanciamento social, redobre a higienização das mãos e objetos tocados e não deixe de usar a máscara. Além disso, caso apresente sintomas respiratórios, procure imediatamente um posto de saúde para fazer a notificação”, alerta a prefeitura de Juazeiro.

foto: NIAID/Fotos Públicas

Compartilhar agora
X