Vinhos tropicais: curso qualifica setor de hospitalidade e restauração no Vale do São Francisco

O curso gratuito Rota dos Vinhos Tropicais – Da Experiência ao Serviço está com vagas abertas. A capacitação, 100% presencial, acontecerá no Senac Petrolina (PE) em duas turmas: nos dias 9 e 29 de setembro, das 13h às 17h. Voltada a trabalhadores dos setores de hospitalidade, restauração ou comércio de vinhos, a ação é exclusiva para colaboradores ou proprietários de negócios sediados no Vale do Submédio São Francisco. As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/QpUGMNbWNZVHSibdA.

 

Durante a formação, os participantes vão aprender a realizar análise sensorial e qualitativa dos rótulos produzidos no Vale do São Francisco, bem como a explicar os diferenciais do enoturismo regional a visitantes e clientes. O conteúdo programático também aborda serviço de vinhos, armazenamento, harmonização e como organizar uma carta de rótulos locais adequada ao perfil de cada estabelecimento.

 

As aulas serão ministradas pela professora doutora Mariana Almeida, do IFSertãoPE; pelo professor mestre Euclides Neto, do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (VINHOVASF); e pela professora mestre Daynara Aparecida, do Senac Petrolina, instituição parceira na realização da capacitação.

 

Para Mariana Almeida, o curso também tem um papel importante junto ao público local. “Muita gente que mora aqui no Vale nunca visitou uma vinícola ou participou de uma degustação. Queremos que os profissionais do setor também se tornem porta-vozes desse patrimônio para o próprio morador da região”, explica a professora. Já Euclides Neto destaca o caráter histórico do treinamento para o setor: “Essa é uma demanda antiga do setor, e o VINHOVASF tem a satisfação de apoiar essa ação que qualifica quem está na linha de frente do atendimento ao enoturista.”

 

A iniciativa integra o projeto Rota dos Vinhos Tropicais – Experiências Enoturísticas no Vale do São Francisco, promovido pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) em parceria com o VINHOVASF, e viabilizado pelo Edital IFES/IFSP nº 12/2025, voltado ao fortalecimento das Indicações Geográficas brasileiras.

 

Além do curso, o projeto já disponibilizou gratuitamente para download a tradução para o inglês do e-book Vinhos do Vale do São Francisco e prevê, para outubro de 2026, o lançamento do Passaporte Rota dos Vinhos Tropicais. Trata-se de um livreto lúdico criado para incentivar moradores e turistas a explorarem os pontos enoturísticos da região e registrarem suas visitas. “Acreditamos especialmente que esse material, voltado ao público geral, estimulará as pessoas a conhecerem diferentes empreendimentos ligados ao universo do vinho no Vale”, acrescenta Mariana Almeida.

 

As atividades contam ainda com a colaboração de professores e pesquisadores do IFSertãoPE e de duas bolsistas da entidade, o que reforça a formação acadêmica e a participação estudantil em ações de pesquisa, extensão e valorização da Indicação de Procedência Vale do São Francisco (IPVSF).

 

Serviço:

 

O quê: Curso Rota dos Vinhos Tropicais – Da Experiência ao Serviço

Quando: 9 e 29 de setembro, das 13h às 17h (duas turmas)

Onde: Senac Petrolina (R. Dona Justina Freire de Souza, 650 – Vila Mocó, Petrolina – PE)

Quem pode participar: Colaboradores ou proprietários de negócios de hospitalidade, restauração e comércio de vinhos (hotéis, agências de turismo, restaurantes, conveniências, cafeterias, empórios e adegas) sediados no Vale do Submédio São Francisco.

Investimento: Gratuito

Formato: 100% presencial

Inscrições: https://forms.gle/QpUGMNbWNZVHSibdA

Mais informações: (87) 99149-7777