Unimed reforça medidas de isolamento após detecção de fungo em hospital

Um estudo da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (Afip) aponta o aumento de micro-organismos super-resistentes a antibióticos em hospitais brasileiros. Diante desse cenário, um caso registrado nesta semana no Hospital Unimed Petrolina gerou atenção após a adoção de medidas preventivas de isolamento.

A unidade identificou a presença do fungo Candida auris em um paciente proveniente de outro país. Segundo o hospital, trata-se de colonização, e não de infecção ativa, o que significa que o microrganismo não está causando doença.

Por se tratar de um fungo de relevância mundial e com potencial de disseminação em ambientes hospitalares, Anvisa e CDC recomendam vigilância rigorosa e medidas imediatas de prevenção.

Em nota, o Hospital Unimed Petrolina informou que os protocolos foram rapidamente acionados, garantindo o isolamento preventivo e a segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais. A unidade reforçou ainda que não há risco para a população e que os atendimentos seguem funcionando normalmente.