Juazeiro avança na estruturação de PPP para modernizar a iluminação pública e implantar cidade inteligente
A Prefeitura de Juazeiro deu início, nesta sexta-feira (19), à estruturação de uma Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública e Serviços Digitais. O projeto prevê a prestação dos serviços por meio de uma concessão administrativa, com a participação da iniciativa privada na instalação, expansão, modernização, operação e manutenção dos pontos de iluminação pública em todo o território do município. A proposta é oferecer mais eficiência energética, qualidade nos serviços e redução significativa no consumo de energia elétrica.
“Com este projeto, Juazeiro entra em um momento histórico. Agora, vamos ter uma cidade inteligente. Muito mais do que a troca de lâmpadas, estamos falando de modernização, tecnologia, infraestrutura e serviços digitais que vão transformar Juazeiro em uma cidade digital e inteligente. A sociedade não terá custo nenhum com isso. Nosso compromisso é devolver Juazeiro ao juazeirense, retomar o senso de pertencimento, de cuidado e de orgulho da cidade que amamos, que nos acolhe e que escolhemos. Vamos fazer de tudo para que Juazeiro seja a cidade com maior potencial de crescimento do Nordeste brasileiro nos próximos três anos”, enfatizou o prefeito Andrei Gonçalves.
A iniciativa, gerenciada pela Prefeitura de Juazeiro, visa promover avanços tecnológicos e melhorias diretas na qualidade de vida da população. Além da modernização completa da rede com luminárias de LED, estão previstas a implantação de um sistema de telegestão e a instalação de iluminação especial em áreas de lazer, praças, monumentos e pontos comerciais, contribuindo para o aumento da segurança, dinamização do comércio e fortalecimento do convívio noturno.
A PPP contempla ainda o estudo e implantação de serviços digitais, como redes públicas de acesso à internet, instalação de câmeras de monitoramento com reconhecimento facial e veicular, controle de tráfego urbano e semafórico em tempo real, além de sistemas de geolocalização.
Além do chefe do Executivo Municipal, participaram da reunião estratégica secretários, conselheiros, diretores administrativos e vereadores. A dinâmica do encontro que marcou o início da estruturação da PPP contou com a apresentação da equipe técnica responsável pelos diagnósticos jurídico, técnico e socioambiental do projeto.
O diretor da Jua Participações e Parcerias S/A (JUAPAR), Britoaldo Bessa, destacou a relevância estrutural e econômica da PPP para o município. “Juazeiro hoje tem apenas cerca de 10% do seu parque de iluminação pública com lâmpadas de LED. Os outros 90% ainda utilizam vapor metálico, lâmpadas de mercúrio e incandescentes. Com a PPP, o parque de iluminação pública de Juazeiro ficará 100% em LED, não apenas na sede, mas também no interior do município. Além da troca das luminárias, teremos substituição de braços, implantação de novos postes e ampliação constante do sistema, acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da cidade. Esse projeto não se limita apenas à tecnologia das lâmpadas, mas integra todos os serviços digitais que serão implementados”, explicou.
Britoaldo também ressaltou que o investimento privado viabilizado pela PPP vai permitir transformar Juazeiro de forma eficiente em poucos anos. “A nova iluminação pública e os serviços digitais vão gerar mais economia para o município, mais segurança e mais qualidade de vida para o povo juazeirense.”
O projeto conta com financiamento, coordenação e suporte da Caixa Econômica Federal, com apoio técnico do consórcio formado pelas empresas Moysés & Pires, Andrax e Tecnia. O líder do projeto de estruturação da PPP pela Caixa, Tárcio Majdalane, destacou o potencial da iniciativa. “Vamos trazer economia para o município sem aumentar taxas ou tarifas para a população. O projeto de PPP tem capacidade real de mudar a realidade de Juazeiro, como já ocorreu em outras cidades. Com a economia no serviço de iluminação pública, a prefeitura ganha fôlego para investir em outras áreas. A Caixa se orgulha muito dessa parceria, que certamente será referência para a Bahia”, afirmou.
Agora, o projeto entra na fase de mapeamento e diagnóstico técnico para a estruturação da PPP, com previsão de assinatura do contrato de concessão até 2027.

