Juá Literária movimenta R$ 7 milhões em livros e aquece economia local com aumento de até 90% nas vendas

A primeira edição do Juá Literária entrou para a história do Vale do São Francisco como um dos maiores festivais de literatura do Nordeste. Em quatro dias de programação, o evento reuniu 80 atrações e promoveu a venda de cerca de R$ 7 milhões em livros adquiridos dentro da Flijua, feira literária que integrou a programação.

 

O resultado reflete o alcance do projeto como um forte estímulo à leitura e à formação de novos leitores, impactando as mais de 80 mil pessoas que circularam pelos espaços do festival.

 

Além dos lucros para a educação, o evento trouxe benesses para os mais diversos setores econômicos. Na Vila Bossa Nova, restaurantes registraram aumento médio de 30% nas vendas. Já na praça de alimentação da Orla, formada por food trucks, o crescimento chegou a 90%, segundo empreendedores.

 

“Foi bom demais! Além de ser educativo, atraiu muitos clientes. Em seis anos que moro em Juazeiro, nunca havia visto um evento assim”, afirmou o comerciante Rodolfo Caldas.

 

A programação também contou com apresentações musicais, como o show de Arnaldo Antunes , que destacou a importância da literatura em tempos digitais.

 

“Eu amei o show! O público daqui é muito amoroso e vibrante”, celebrou o cantor, reservando um carinho especial ao formato do evento. “É algo que tem que ser prestigiado e alimentado […] a literatura é um veículo de reflexão e formação das pessoas como indivíduos melhores na sociedade.”