VAI UMA ESCOVADINHA AÍ? Um estudo mostra a eficácia de escovar os dentes antes do café da manhã; entenda

Parte da rotina ao acordar é tomar o café da manhã e escovar os dentes, mas qual é a ordem correta? Muitas pessoas acreditam que o ideal seria fazer a higiene bucal após a refeição, já que a ingestão de alimentos vai deixar resíduos de qualquer forma na região. No entanto, os especialistas explicam que não é bem assim. Escovar os dentes antes do café da manhã pode ser desagradável para alguns. A pasta contém lauril sulfato de sódio, uma substância que ajuda a formar a espuma para melhor alcance, mas também suprime a recepção de sabores doces pelas papilas gustativas. Porém, essa seria a ordem mais indicada para a saúde bucal.

 

Durante o sono, as bactérias que vivem na boca se multiplicam, o que causa o famoso “hálito matinal”. Além do odor desagradável, a presença elevada dos microrganismos na região deixa o ambiente despreparado e os dentes mais vulneráveis para receber os alimentos que também causarão danos aos dentes. Por isso, a escovação anterior ao café da manhã elimina as placas bacterianas e reveste o esmalte do dente com uma camada protetora para enfrentar os resíduos ácidos da alimentação. Isso é importante especialmente para evitar o surgimento de infecções e cáries.

 

Além disso, a escovação estimula a produção de saliva, que ajuda a decompor os alimentos na hora da digestão. Um estudo de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e da Universidade Western, no Canadá, mostrou que a produção de saliva aumenta por até 5 minutos após a prática, o que indica outro benefício de escovar os dentes antes do café da manhã. As informações são do Jornal O Globo. 

Compartilhar agora