75% dos pacientes internados na UTI tinham tomado apenas primeira dose da vacina contra a covid-19 em Juazeiro

O levantamento epidemiológico realizado pela Vigilância em Saúde de Juazeiro apontou que 75% dos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do município receberam apenas a primeira dose de vacina contra a Covid-19. 69% receberam a segunda dose e apenas 6% haviam sido imunizados com a dose de reforço. O levantamento foi realizado com os pacientes que deram entrada na UTI no mês de janeiro até o dia 24.

 

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Caroline Morgado, foi observado que a maioria das pessoas que foram para a UTI estava com a dose de reforço atrasada, e devido a isso, a Secretaria de Saúde enfatiza a importância da complementação do esquema vacinal. “Nós percebemos neste 1º ano de vacinação contra a Covid-19 que a vacina evitou que muita gente agravasse o quadro da doença. É importante que as pessoas fiquem atentas aos prazos para receberem a segunda e a dose de reforço da vacina”, disse a superintendente.

 

Os protocolos de higiene, como a limpeza das mãos e de objetos e uso correto de máscaras são fundamentais para evitar a proliferação do vírus. A Secretaria de Saúde de Juazeiro disse que está alerta ao cenário epidemiológico, ampliando o serviço de atendimento, com a abertura das duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aos sábados e ampliação das equipes no Hospital Campanha e Uped para atender as fichas azuis.

Compartilhar agora