75% dos atletas do país já foram totalmente vacinados contra a covid-19; alguns se recusaram a tomar vacina

Três em cada quatro atletas olímpicos que representarão o país em Tóquio 2020 foram imunizados completamente contra o novo coronavírus, segundo informou o Comitê Olímpico do Brasil (COB) nesta terça-feira (13). Dos 301 nomes inscritos para os Jogos, 90% foram vacinados ao menos com a primeira dose da vacina contra Covid-19. No total, 75% também já receberam a segunda dose.

 

As vacinas foram doadas pelo Comitê Olímpico Internacional em um esforço para diminuir os riscos de contágio por coronavírus durante os Jogos. De acordo com Jorge Bichara, sub-chefe da missão brasileira em Tóquio, alguns atletas preferiram não se vacinar, apesar da oferta do COB. “É uma questão de ordem pessoal e nós respeitamos. Temos as nossas convicções sobre a vacina, mas respeitamos a decisão de cada um. Vamos cobrar de todos o respeito às condições de segurança durante a Olimpíada”, disse Bichara.

 

A imunização não foi uma condição para participar dos Jogos Olímpicos, já que o Japão também não condicionou a entrada dos participantes à vacinação ainda que haja enorme preocupação com o aumento de casos na capital olímpica. Entretanto, importante ressaltar que Tóquio entrou nessa segunda no quarto estado de emergência em razão da pandemia do novo coronavírus. O ritmo de vacinação no país ainda é lento, com apenas 18% da população totalmente vacinada.

 

foto: Fernando Frazão/Agencia Brasil

Compartilhar agora
X