Zó é indicado pelo PCdoB para disputar as eleições municipais de Juazeiro em 2024

O PCdoB definiu o nome do deputado estadual Crisóstomo (PCdoB), conhecido como Zó, para disputar a prefeitura de Juazeiro nas eleições municipais de 2024.

 

Ao Bahia Notícias (parceiro da Rede GN), interlocutores da legenda enxergam a candidatura como positiva, por conta da quantidade de votos recebidos por Zó no município do Sertão do São Francisco.

 

A informação foi confirmada por um dos líderes do PCdoB, o deputado federal Daniel Almeida, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo ele, o nome do parlamentar estadual foi debatido e definido com a coordenação municipal da legenda. Contudo, ainda haverá discussões com a Federação Brasil da Esperança (PCdoB, PT e PV) para a definição da chapa.

 

“Ele está à disposição, se ele não estivesse não teríamos iniciado a discussão. Zó está muito animado com a possibilidade. Nós já definimos o nome dele com a coordenação municipal, mas ainda vamos conversar com a federação para a montagem da chapa”, disse Daniel Almeida.

 

Confirmando a tese do partido, Zó foi o deputado estadual mais bem votado da Federação em Juazeiro, recebendo 13.980 votos sendo, inclusive, o segundo colocado na votação do município. O candidato à Assembleia Legislativa (AL-BA) que liderou os votos da cidade foi Jordávio Ramos (PSDB), filho da atual prefeita, Suzana Ramos (PSDB), sendo escolhido por 37.860 juazeirenses.

 

Apesar de ser natural de Xique-Xique, Zó possui uma forte ligação com Juazeiro. O deputado estadual foi vereador do município em três mandatos (2005-2014) e chegou a ser secretário de Assistência e Igualdade Social e Cultura (2011-2012).

 

Tendo preferência na Federação, o PCdoB chegou a ter uma “dominância” e ocupar a prefeitura de Juazeiro por três mandatos consecutivos (2007-2021), sendo dois de Isaac (2007-2015) e um de Paulo Bonfim (2007-2021). Porém o então prefeito perdeu pleito de 2020 para Suzana Ramos, que obteve 55,68% dos votos válidos.

 

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitorado do município, em 2022, soma mais de 156 mil juazeirenses. Em 2020, Suzana recebeu, numericamente, 64.229 votos, enquanto o candidato à reeleição do PCdoB, Paulo Bonfim, registrou 30.652 votos.

 

ROMPIMENTO DE LEONARDO BANDEIRA?

 

O atual vice-prefeito do município é Leonardo Bandeira (PSB), filho do ex-prefeito Joseph Bandeira (PSB), que é um aliado do governo de Jerônimo Rodrigues (PT). Os interlocutores do PCdoB afirmaram que ainda não houve diálogos com Leonardo para um possível “rompimento” com Suzana, que durante a campanha apoiou o candidato ao governo do estado, ACM Neto (União) e deve disputar a reeleição.

 

Leonardo chegou a deixar a prefeitura para ser secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação e Aquicultura (Seagri) durante o mandato de Rui Costa (PT). No ano passado, o vice-prefeito chegou a fazer uma “previsão” da vitória de Jerônimo nas eleições.

 

Com informações: RedeGN/ fonte: Bahia Notícias

Foto: arquivo RedeGN

Compartilhar agora