Volume do rio vai baixar: Chesf anuncia redução da vazão em Sobradinho

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou nesta quarta-feira (25), que a vazão média diária da Barragem de Sobradinho, que hoje está em 2.600 m³/s, cairá para 1.700 m³/s. A justificativa é que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou necessidade de reduzir a defluência tendo em vista a otimização da operação do Sistema Interligado Nacional e a necessidade de manutenção de volume de espera no Reservatório de Itaparica.

 

A vazão chegou a 2.900 m³/s, maior vazão liberada desde 2013, no dia 5 de novembro. A Chesf reduziu a vazão novamente para 2.600 m³/s no último sábado (21) e agora anunciou que vai reduzir ainda mais, gradualmente, a partir desta quinta-feira (26), quando passará para 2.300 m³/s. A defluência será de 2.000 m³/s na sexta (27) e de 1.700 m³/s no sábado (28).

 

Vale lembrar que, com isso, o volume do Rio São Francisco irá reduzir bastante. Atualmente a água está batendo na ciclo faixa da Orla Fluvial. Além disso, a água inundou as faixas de areia das ilhas do Fogo, do Rodeadouro e Massangano, onde os banhistas costumam se concentrar.

foto: divulgação/Chesf

Compartilhar agora
X