Você sabia? Petrolina (PE) é considerada capital da uva no Brasil; saiba mais

Petrolina (PE) é considerada a capital da uva no Brasil, segundo a Revista Oeste, por ter a maior colheita da fruta do país — e fatura alto com essa cultura. Em 2022, o município colheu 236 mil toneladas de uva, o que representa 16% de toda a safra nacional.

 

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra do município pernambucano recebeu a avaliação de R$ 1,2 bilhão. Boa parte da colheita se destina a produzir vinhos finos,  que já conquistaram prêmios e reconhecimento internacional.

 

O sertão nordestino conquista essa classificação devido ao seu cenário de irrigação abundante do Rio São Francisco, que permite até duas safras por ano, com tecnologia de ponta empregada pelos produtores locais, que contam com o apoio de instituições de pesquisa e extensão rural.

 

Segundo dados Embrapa e Codevasf, em Petrolina (PE), a área plantada com a cultura da uva é de 9.500 hectares, sendo 6.976 hectares produzidas no Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho.

 

Um dos exemplos de sucesso na vitivinicultura de Petrolina é a Rio Sol, uma vinícola que nasceu há 20 anos no Vale do São Francisco, fruto da parceria entre uma empresa pernambucana e uma portuguesa. A Rio Sol combina o clima semiárido do Nordeste com as características das vinhas portuguesas, resultando em produtos únicos e exclusivos.

 

Fonte: Revista Oeste, Distrito Irrigação Nilo Coelho e Sistema Faeb
Imagens: Divulgação/EMBRAPA

 

Compartilhar agora